31 agosto 2011

Escola comemora o mês do Folclore

No mês de agosto, o Brasil comemora o mês do Folclore. A data foi criada em 1965 através de um decreto federal. No Estado de São Paulo, um decreto estadual instituiu agosto como o mês do folclore.
Folclore é o conjunto de todas as tradições, lendas e crenças de um país. O folclore pode ser percebido na alimentação, linguagem, artesanato, religiosidade e vestimentas de uma nação. Segundo a Carta do Folclore Brasileiro, aprovada pelo I Congresso Brasileiro de Folclore em 1951, "constituem fato folclórico as maneiras de pensar, sentir e agir de um povo, preservadas pela tradição popular, ou pela imitação".
A Escola São Francisco também comemorou o Folclore com exposições, danças típicas nordestinas, cantigas de roda, quadrilhas, pastoril, provérbios, parlendas, trava-línguas, entre outras apresentações. 
Parabéns aos professores e alunos envolvidos no projeto, pela preservação de nossa cultura popular, pela valorização de nossas raízes e também por mais uma vez elevar o nome da Escola perante a sociedade.

24 agosto 2011

Sargento Emanoel realiza palestra na Escola

Na manhã de hoje (24.08) a Escola E. São Francisco realizou uma palestra proferida pelo Sargento Edmilson Emanoel da Silva, com os alunos do turno Matutino desse estabelecimento. Idealizada pela prof. Laudicéia Pereira, a palestra faz parte das comemorações alusivas ao Dia do Soldado. Na oportunidade, o Sargento fez um breve histórico sobre a vida do patrono do exército, Duque de Caxias.
Na oportunidade, também expôs um pouco de sua vida profissional e sua atuação no município de Lajes Pintadas, onde trabalha há 10 anos.
Em seguida, abordou os valores cívicos e morais, como caráter, respeito, disciplina, coragem e amor à Pátria, essenciais na escolha de alguém que queira ser um profissional de sua área, falando da dedicação que os alunos devem ter aos aos estudos e incentivou aqueles que demonstraram interesse em ser policial, ressaltando valores.
Emanoel ainda respondeu a questionamentos dos alunos e professores presentes e para encerrar colocou para que todos cantassem o Hino do Soldado e depois o Hino Nacional.
A todos os policiais, em especial ao Sargento Emanoel, que se disponibilizou a comparecer a esse estabelecimento, atendendo ao nosso pedido e que bravamente arriscam sua vida em nome da segurança da população, nossos PARABÉNS pelo seu dia!...

"Ser policial é sobretudo uma razão de ser, é enfrentar a morte, mostrar-se um forte no que acontecer!"


O filhinho do Sargento Emanoel já começou a exercitar sua cidadania cedo. rsrs

18 agosto 2011

E.E. São Francisco realiza a Gincana "Dia do Estudante"

Recomeçaremos nossas postagens, postando as atividades desenvolvidas no Dia do Estudante, quando foi realizada uma Gincana Estudantil, envolvendo alunos das séries iniciais e séries finais do Ensino Fundamental. Abaixo, partes do projeto e algumas fotos do evento.
O mesmo aconteceu no Dia dedicado aos Estudantes, no pátio da Escola e contou com o envolvimento e participação da equipe gestora, professores, alunos, pais e comunidade em geral.
Parabéns a todos pela organização do evento.


GINCANA ESTUDANTIL: SINÔNIMO DE DIVERSÃO E APRENDIZAGEM

DATA: 11/08/2011
HORÁRIO: 14:00 horas
PÚBLICO ALVO: 6º ao 9º Ano
ORGANIZAÇÃO: Professores, alunos e equipe pedagógica
LOCAL: Escola Estadual São Francisco – Ensino Fundamental
PARTICIPANTES: Comunidade Escolar
OBJETIVO: Desenvolver tarefas junto ao educando, propiciando-lhes oportunidades de mostrar suas habilidades e competências com plena homenagem ao seu dia, visando uma melhoria no ensino e aprendizagem.
DESENVOLVIMENTO: O desenvolvimento será as provas realizadas.
PROVAS:
1 – “EMBAIXADINHA”
2 – “ARRECADAR ALIMENTOS!”
Cada equipe deverá arrecadar alimentos não perecíveis.
3 – “ALÉM DA IMAGINAÇÃO!”
A equipe deverá elaborar um mural para sua sala, com o tema “VALORES HUMANOS QUE NÓS ESTUDANTES DEVEMOS TER COM A ESCOLA. (0 a 50 pontos)
4 – “TAREFA SURPRESA”
5 – “SUGISMUNDO NÃO!!!”
Cada equipe deverá manter a limpeza e organização da escola, no período da semana.
6 – “FRANCISCO FASHION DAY”
No dia da gincana cultural cada equipe deverá apresentar um desfile com roupas confeccionadas de material reciclável (0 a 100 pontos)
7 – “QUEM SABE, SABE!!!”
Cada equipe deverá escolher um aluno para no dia da Gincana responder três perguntas de conhecimentos gerais. (0 a 100 pontos)
Equipes formadas: Vermelha, Azul e Preta
Desfile com roupas e adereços confeccionados com jornais e sacos plásticos
Alimentos arrecadados
 Prova de embaixadinhas
Prova de conhecimentos gerais

 Alunos do turno matutino da Escola
Prof. Laudicéia, animadora do turno Matutino
Desfile "MISS MIRIM"
Flavielle Silva de Medeiros - eleita Miss Mirim Estudantil/2011

Voltando a postar

Depois de um longo tempo sem postar, voltamos a fazê-lo, para divulgar as ações da Escola.