26 junho 2012

Primeiro semestre do ano é encerrado com uma gincana junina


No dia 21 (quinta-feira) do corrente,  nossa Escola realizou com sucesso uma Gincana Junina, como encerramento do primeiro semestre letivo. A Gincana Junina, utilizada como forma de integrar e socializar os alunos de forma diferenciada e divertida, contou com diversas brincadeiras, peças teatrais, apresentações musicais, pesquisa e jogos, é parte do Projeto “FESTAS JUNINAS: REFLEXÃO E VALORIZAÇÃO DA CULTURA NORDESTINA”,  que vem sendo desenvolvido em homenagem aos santos juninos e também ao centenário de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião.
No turno matutino foram desenvolvidas atividades como corrida do ovo na colher, cabo de guerra, leitura de poemas, corrida de saco, concurso de dança, entre outras brincadeiras, animando a clientela do 1º ao 5º Ano.
No turno vespertino, a gincana junina “Cultura e Diversão na Aprendizagem” teve por objetivo propiciar situações que mobilizassem alunos, servidores, professores e toda a comunidade escolar, despertando sua iniciativa e promovendo momentos de recreação. As turmas competiram entre si e a animação, o desempenho e a organização de cada uma foi destaque. Entre outras provas,  tivemos o jogo de perguntas e respostas, o concurso de forró, a apresentação de um casal melhor caracterizado de Maria Bonita e Lampião,  apresentação de painéis juninos, a peça teatral casamento na roça, caça ao tesouro e criação de coreografia de uma música de Luiz Gonzaga, entre outras.
Foi um dia de atividades diversificadas, onde pudemos perceber o envolvimento e a participação de alunos, servidores, professores, mobilizando a comunidade Lajespintadense.
O projeto terá sua culminância com o “Arraiá do Chico Véi”, que acontecerá no próximo dia 06 de julho.
(Ana Lúcia)
Veja imagens do evento:



25 junho 2012

Aluno da EESF ganha duas medalhas de ouro no JERNS/Santa Cruz, na modalidade Atletismo


Durante a realização do XLII Jerns - Edição 7ª DIRED - Santa Cruz, na modalidade Atletismo, o aluno da Escola Estadual São Francisco, Romário José da Silva Rocha correu, se esforçou, brilhou e trouxe duas medalhas de ouro para a Escola.
A primeira, dos 1.500 metros rasos, na categoria juvenil masculino, ele foi o 1º lugar, realizando sua prova no tempo de 5'24"69.
O segundo ouro equivale aos 800m rasos, com o tempo de 2'30'53.
Com esse resultado, Romário participa do JERNS Estadual, onde competirão os campeões e vice-campeões de todo o estado do Rio Grande do Norte, que acontecerá em Natal, no período de 11 a 22 de outubro do corrente ano.


A família São Francisco, orgulhosa e feliz com o resultado, agradece ao aluno Romário pelo empenho e dedicação, desejando-lhe muita Sorte e Luz nas próximas competições.

Lançado o PRÊMIO CAERN DE REDAÇÃO para alunos matriculados no ensino fundamental e no ensino médio

Descrição: cabecalho_42

Estudantes de todas as escolas públicas e privadas do Rio Grande do Norte, matriculados a partir do 5º do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio, podem participar do PRÊMIO CAERN DE REDAÇÃO, que será lançado na próxima terça-feira, 26 de junho, às 9h, no Auditório da Administração Central da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), na avenida Senador Salgado Filho, 1555, Tirol.

O tema da redação é “Água : desafio do Século XXI”. È importante lembrar que cada escola terá de fazer a seleção dos textos entre seus alunos e enviar somente um deles para concorrer em uma das três categorias de premiação : 1ª) Para alunos do 5º e 6º ano do Fundamental; 2ª) Para estudantes do 7º ao 9º ano e 3ª) do 1º ao 3º do Ensino Médio. O prêmio integra a política de responsabilidade social, ambiental e educacional da Companhia. Os estudantes que ficarem em primeiro lugar em cada categoria receberam um prêmio de R$ 1.000,00 (mil reais) e um tablet; o professor orientador um tablete e a escola a qual os dois pertencem, um troféu de vencedora do prêmio naquela categoria.

Os trabalhos deverão ser apresentados sob a forma de redação (somente texto), no gênero textual “CARTA”, endereçada ao Diretor-Presidente da CAERN. O texto deverá ser manuscrito e obedecer às normas do gênero textual Carta. A redação deverá ser acompanhada por um professor orientador, mas o texto deve, necessária e obrigatoriamente, ser escrito pelo aluno candidato, sob pena de desclassificação do trabalho em caso contrário. O professor orientador pode ser de qualquer disciplina. Entre os critérios de correção e avaliação a respeito do conteúdo das redações estão à adequação ao tema; objetividade; originalidade; criatividade; clareza; conexão e representação da realidade; compatibilidade com o grau de escolaridade; ortografia. 

A redação deve ser inédita e os alunos poderão utilizar para consulta o site www.premiocaern.blogspot.comwww.caern.com.br e outras fontes tais como livros, jornais, revistas e outros sites sobre o tema. Os alunos do Ensino Fundamental (categorias 1 e 2) deverão elaborar cartas que contenham o mínimo de 20 e o máximo de 30 linhas.

Já os estudantes do Ensino Médio, deverão elaborar cartas que contenham o mínimo de 30 e o máximo de 40 linhas. As redações serão escritas em modelos de página disponível no site www.premiocaern.blogspot.com, que podem ser impressas e preenchidas com o texto a ser entregue, em obediência aos critérios definidos para cada categoria concorrente.

As redações devem ser entregues pelas escolas na Assessoria de Comunicação da Caern, no horário das 8h às 17h, de segunda à sexta-feira. Também podem ser encaminhadas pelo correio para o endereço : Assessoria de Comunicação da Caern – avenida Senador Salgado Filho, 1555, Tirol, CEP : 59015-000 – Natal/RN. O texto deve ser entregue com o formulário de inscrição, disponível no site do Prêmio, com a assinatura do diretor ou diretora da Escola, nomes do aluno e do professor orientador e outros dados solicitados.

PRÓXIMAS ETAPAS DO PRÊMIO
Prazo para a entrega das Redações na Assessoria de Comunicação da Caern
Da quarta-feira, 27 de junho, até a segunda-feira, 17 de setembro de 2012.
Prazo de correção das provas para classificação
A partir da segunda-feira, 2º de julho, até a quarta-feira, 14 de novembro de 2012.
Seleção dos melhores trabalhos, definição dos primeiros lugares
Entre a sexta-feira, 16 de novembro e a segunda-feira, 3 de dezembro de 2012.
Entrega dos prêmios aos vencedores
Na sexta-feira, 14 de dezembro de 2012, às 10 horas no Gabinete da Presidência da Caern.

22 junho 2012

Inscrições para o PRONATEC terão início neste sábado, para os alunos do Ensino Médio e da EJA


A Secretaria de Estado da Educação iniciou a seleção de alunos para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego - Pronatec 2012.2. Neste segundo semestre estão sendo oferecidas 11.264 vagas para os cursos de formação inicial e continuada (FIC), com carga horária entre 160 e 360 horas. Podem participar alunos da rede estadual, que estejam cursando Ensino Médio ou Educação de Jovens e Adultos (EJA), a partir do 5º período.

As inscrições para os cursos de formação inicial e continuada estão abertas desde sábado (23) e vão até o dia 11 de julho, através do site da Secretaria de Estado da Educação: www.educacao.rn.gov.br. Estão sendo disponibilizadas vagas para qualificação nas mais diversas áreas, em cursos oferecidos pelo SENAC, SENAI, IFRN e UFRN, através da Escola Agrícola Jundiaí, Escola de Enfermagem e Escola de Música.

Os resultados da 1ª chamada serão divulgados no dia 16 de julho para os cursos de formação inicial e continuada. Após selecionado, o aluno deve ficar atento ao período de matrícula, que começa no dia 16 de julho. Os alunos que não forem selecionados farão parte de um cadastro de reserva e serão convocados quando existirem vagas.

Segundo a secretária de Estado da Educação, Betania Ramalho, o Pronatec é importante porque relaciona a formação educacional com a do trabalho, fortalece a escola pública e abre maiores perspectivas de aprendizagem para o estudante. “Além disso, é um passo fundamental para a Escola de Tempo Integral, pois os cursos são oferecidos no contra turno, onde os estudantes que têm suas aulas normais pela manhã, podem participar do Pronatec à tarde ou à noite", ressaltou a secretária.

Em parceria com o governo federal, o governo do Estado deu início ao Pronatec no segundo semestre de 2011, oferecendo 3.200 vagas para os cursos profissionalizantes. No primeiro semestre de 2012, foram abertas outras 5.471 vagas. Neste segundo semestre, com a conclusão da etapa de seleção para as novas 11.675 vagas nos pólos de Natal, Mossoró, Parnamirim, Macaíba, Caicó, Currais Novos, Apodi, Assú, Ipanguaçu, Pau dos Ferros, Santa Cruz, Ceará-Mirim, São Gonçalo do Amarante, Touros, Maxaranguape e Nova Cruz, o governo terá aberto mais de 20 mil vagas em apenas três edições do programa.

MAIS INFORMAÇÕES:

Assessoria de Comunicação da SEEC

Eduardo Colin 84 9606.9798

www.educacao.rn.gov.br

@SeecRN

20 junho 2012

EE São Francisco faz ótima apresentação no Jerns



A Escola Estadual São Francisco participou do XLII Jerns - Jogos Escolares do Rio Grande do Norte, que foi realizado na cidade de Santa Cruz, que foi realizado no período de 18 a 22 de junho, com as modalidades futebol de salão e atletismo.
Sob a coordenação do Prof. Djanilton Ferreira, de Educação Física, o time formado pelos alunos Alberto, Josmael, Djair, Eduardo, Fernando, Jorge Henrique e Franklin brilhou e demonstrou garra até as oitavas de final, quando perdeu nos pênaltis para a EE Rita Nelly, da cidade sede do evento.
Parabéns a Djanilton e aos alunos pelo esforço e dedicação demonstrados durante as partidas.


FUTSAL

2113/615:40GINASIO DE ESPORTESINFANTIL - Mas1ª RodadaCE M AMELIA TEODOLINA - TANGARÁ1 X 0EE SAO FRANCISCO - L. PINTADAS
4414/617:20GINASIO DE ESPORTESINFANTIL - Mas2ª RodadaCEE SAO FRANCISCO - L. PINTADAS2 X 0EM MIGUEL LULA - SANTA CRUZ
11017/617:10GINASIO DE ESPORTESINFANTIL - Mas3ª RodadaCEE SAO FRANCISCO - L. PINTADASW X OIFRN-S CRUZ
15219/617:40GINASIO DE ESPORTESINFANTIL - Mas8asÚNICOEE RITA NELLY - STA CRUZ2 X 2EE SAO FRANCISCO - L. PINTADAS4 x 3 Penaltis


Imagens da torcida da Escola
Alunos com o prof. Djanilton

Alunos da Escola E. São Francisco participam da 8ª OBMEP


Cerca de 100 alunos do 6º ao 9º Ano da Escola Estadual São Francisco, participaram, no último dia 05 (terça) da 8ª Edição da OBMEP - Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas.
A OBMEP é um projeto que tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área, que vem sendo realizado desde o ano de 2005.
Na edição de 2012 serão premiados 500 estudantes com medalhas de ouro, 900 de prata, 1 mil de bronze, além de certificados de menção honrosa. Projeto de estímulo ao estudante de matemática, a olimpíada é voltada para as escolas públicas, estudantes e professores de todo o país.
Abaixo a relação nominal dos alunos deste estabelecimento, classificados para a segunda fase:



1º LUGAR (09 QUESTÕES):
David Wesley de Moura (6º Ano)
Fernando José Gomes Fernandes (7º Ano)
Kenneth Anderson Lima Silva (9º Ano)
Pâmella Cathinne Ferreira da Barra (9º Ano)

2º LUGAR (08 QUESTÕES):
Francisco Damião Lázaro Cosmo  (6º Ano)
Jorge Jordão de Araújo Silva (7º Ano)
Josmael Lucas Alves Costa (9º Ano)
Maria  Eduarda Ferreira da Silva (8º Ano)

3º LUGAR (07 QUESTÕES):
Antonio Everton Lima de Moura (8º Ano)
Cecília Layne Rodrigues Araújo (6º Ano)
Dayana Karoline Silva de Lima (8º Ano)
Fernanda Karen Lopes Silva(7º Ano)
Francisco Herbeson Silva Linhares (7º Ano)
José Igor Barbosa (9º Ano)
Manoel Neto dos Santos Félix (6º Ano)
Maria Gislane da Silva (8º Ano)
Robson da Silva Araújo (6º Ano)
Ylana Oliveira Domingos

4º LUGAR (06 QUESTÕES)
Ana Amália Silva Gomes de Morais (8º Ano)
Franklin Marcos Praxedes Ferreira de Queiroz (9º Ano)
José Daniel da Silva (9º Ano)
Vanessa Rocha Cavalcante (8º Ano)
Amanda Maria Campelo Franco (9º Ano)
Klebson Antônio Bezerra da Silva (8º Ano)
Maria Kaliane Rodrigues da Costa (6º Ano)
Kieven Frederico de Lima Silva (6º Ano)
Maria Adjane Santos Feitosa (7º Ano)
Larissa Freire dos Santos (7º Ano)
Kaline de Oliveira Honorato (6º Ano)
Deyverson Lucas da Silva (6º Ano)
José Geider Eduardo da Silva (7º Ano)

Calendário OBMEP - 2012


Nossa Escola parabeniza a todos que participaram e deseja boa sorte aos classificados para a segunda etapa!