14 agosto 2012

Estão abertas das inscrições para eventos culturais da XVII Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura da UFRN



Estão abertas, até do dia 27 de agosto, as inscrições para a parte cultural da XVII Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura (CIENTEC), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O tema da CIENTEC Cultural 2012 é “Sinergia Cultural: Arte e Desenvolvimento Social”.

Poderão se inscrever os artistas interessados em participar das mostras de artes visuais, de dança e de artes integradas.

Segundo a coordenadora da CIENTEC Cultural, Teodora Alves, este eixo da feira evidencia o que a Universidade tem no contexto cultural, fazendo com que a população conheça o que a Instituição produz neste sentido. Ainda de acordo com Teodora, a programação só estará estruturada no final de agosto, após o término das inscrições e análise dos trabalhos.

Para mais informações sobre a CIENTEC Cultural e inscrições, deve-se acessar o site do evento através do endereço eletrônico: www.nac.ufrn.br/cienteccultural

Inscrições continuam abertas para o Prêmio CAERN de Redação


Estudantes de todas as escolas públicas e privadas do Rio Grande do Norte, matriculados a partir do 5º do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio, podem participar do PRÊMIO CAERN DE REDAÇÃO, que foi lançado no dia 26 de junho, às 9h, no Auditório da Administração Central da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), na avenida Senador Salgado Filho, 1555, Tirol.
O tema da redação é “Água : desafio do Século XXI”. È importante lembrar que cada escola terá de fazer a seleção dos textos entre seus alunos e enviar somente um deles para concorrer em uma das três categorias de premiação : 
1ª) Para alunos do 5º e 6º ano do Fundamental; 
2ª) Para estudantes do 7º ao 9º ano e 
3ª) do 1º ao 3º do Ensino Médio. O prêmio integra a política de responsabilidade social, ambiental e educacional da Companhia. 
Os estudantes que ficarem em primeiro lugar em cada categoria receberam um prêmio de R$ 1.000,00 (mil reais) e um tablet; o professor orientador um tablete e a escola a qual os dois pertencem, um troféu de vencedora do prêmio naquela categoria.
Os trabalhos deverão ser apresentados sob a forma de redação (somente texto), no gênero textual “CARTA”, endereçada ao Diretor-Presidente da CAERN. O texto deverá ser manuscrito e obedecer às normas do gênero textual Carta. A redação deverá ser acompanhada por um professor orientador, mas o texto deve, necessária e obrigatoriamente, ser escrito pelo aluno candidato, sob pena de desclassificação do trabalho em caso contrário. O professor orientador pode ser de qualquer disciplina. Entre os critérios de correção e avaliação a respeito do conteúdo das redações estão à adequação ao tema; objetividade; originalidade; criatividade; clareza; conexão e representação da realidade; compatibilidade com o grau de escolaridade; ortografia.
A redação deve ser inédita e os alunos poderão utilizar para consulta o site www.premiocaern.blogspot.com, www.caern.com.br e outras fontes tais como livros, jornais, revistas e outros sites sobre o tema. Os alunos do Ensino Fundamental (categorias 1 e 2) deverão elaborar cartas que contenham o mínimo de 20 e o máximo de 30 linhas.
Já os estudantes do Ensino Médio, deverão elaborar cartas que contenham o mínimo de 30 e o máximo de 40 linhas. As redações serão escritas em modelos de página disponível no site www.premiocaern.blogspot.com, que podem ser impressas e preenchidas com o texto a ser entregue, em obediência aos critérios definidos para cada categoria concorrente.
As redações devem ser entregues pelas escolas na Assessoria de Comunicação da Caern, no horário das 8h às 17h, de segunda à sexta-feira. Também podem ser encaminhadas pelo correio para o endereço : Assessoria de Comunicação da Caern – avenida Senador Salgado Filho, 1555, Tirol, CEP : 59015-000 – Natal/RN. O texto deve ser entregue com o formulário de inscrição, disponível no site do Prêmio, com a assinatura do diretor ou diretora da Escola, nomes do aluno e do professor orientador e outros dados solicitados.
Prazo para a entrega das Redações na Assessoria de Comunicação da Caern:
Da quarta-feira, 27 de junho, até a segunda-feira, 17 de setembro de 2012.
Prazo de correção das provas para classificação:
A partir da segunda-feira, 2º de julho, até a quarta-feira, 14 de novembro de 2012.
Seleção dos melhores trabalhos, definição dos primeiros lugares:
Entre a sexta-feira, 16 de novembro e a segunda-feira, 3 de dezembro de 2012.
Entrega dos prêmios aos vencedores:
Na sexta-feira, 14 de dezembro de 2012, às 10 horas no Gabinete da Presidência da Caern.

Abertas inscrições para o Prêmio Benvirá de Literatura


Revelar novos talentos e promover a literatura nacional são propósitos do 2º Prêmio Benvirá de Literatura de Ficção - 2012.
Com a finalidade de estimular a produção e divulgação das obras de escritores brasileiros, a Editora Saraiva institui o concurso, que também abre uma porta do mercado editorial aos estreantes: o livro selecionado será publicado e distribuído em todo o país.
Autores já publicados ou não, de nacionalidade brasileira, poderão participar inscrevendo uma obra inédita de ficção, de tema livre, escrita em língua portuguesa. Cada candidato poderá concorrer somente com 1 (um) original.
Caberá ao vencedor, além da publicação da obra pelo selo Benvirá, um prêmio de R$ 30.000,00 (trinta mil reais).
As inscrições deverão ocorrer no período de 09/08/2012 a 30/11/2012, somente através do site www.benvira.com.br

MEC lança Programa Mais Cultura nas Escolas




O Ministério da Cultura tem se empenhado em um programa político que contribua com o desenvolvimento nacional, a partir do desenvolvimento cultural. Para tanto, uma de suas principais iniciativas, é buscar promover a integração entre educação e cultura com vistas a fazer da escola o grande espaço para a circulação da cultura brasileira, para o acesso aos bens culturais e para o respeito  à diversidade e pluralidade da cultura nacional. Nesse sentido, a atual gestão, por meio da Secretaria de Políticas Culturais, criou a Diretoria de Educação e Comunicação para a Cultura e assumiu o desenvolvimento de políticas transversais de Cultura e Educação, empenhando-se em promover a integração entre o Plano Nacional de Cultura – PNC e o Plano Nacional de Educação-PNE. É nosso desafio a formulação e implementação de uma política que promova a interface entre educação e cultura, de maneira a abranger a formação para a cidadania, o ensino da arte nas escolas de educação básica, o compromisso das universidades com a promoção da cultura e da diversidade e o ensino profissionalizante no que tange à economia da cultura. Com essa motivação, os Ministérios da Educação e da Cultura têm articulado a integração de suas ações 
direcionadas para a melhoria da qualidade do ensino público. O  Programa Mais Cultura nas Escolas é um dos resultados deste processo de aliança entre os dois ministérios para estruturação de uma Política Nacional de Cultura para a Educação, celebrada pelo Acordo de Cooperação Técnica no. 001/2011.  
O PROGRAMA MAIS CULTURA NAS ESCOLAS tem por finalidade fomentar ações que promovam o encontro entre o projeto pedagógico de escolas públicas contempladas com os Programas Mais Educação e Ensino Médio Inovador do MEC e experiências culturais e artísticas em curso nas comunidades locais. 
As atividades decorrentes da iniciativa deverão desenvolver processos artísticos e culturais contínuos, podendo ser realizadas dentro do espaço escolar, de acordo com a disponibilidade da escola, ou fora dele, sob orientação pedagógica da escola.  
Serão cerca de R$ 100 milhões investidos no programa, beneficiando cinco mil escolas públicas brasileiras em 2012. Cada projeto receberá entre R$ 20 mil e 22 mil, proporcionalmente calculados em relação ao número de alunos registrados no censo de 2011. Os recursos serão disponibilizados via  PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola/ FNDE) e poderão custear contratação de serviços culturais necessários às atividades artísticas e pedagógicas, aquisição de materiais de consumo, contratação de serviços diversos, locação  de transportes, serviços e equipamentos, aquisição de materiais permanentes e equipamentos. 


PROPÓSITOS DAS ATIVIDADES DO PROGRAMA
Contribuir para a promoção e reconhecimento de  territórios educativos, valorizando o diálogo entre saberes escolares e comunitários e a integração de espaços escolares com espaços culturais diversos, equipamentos públicos, centros culturais, bibliotecas públicas, pontos de cultura, praças, parques, museus e cinemas. 

QUAIS AS ESCOLAS PODERÃO SE INSCREVER NO PROGRAMA
As cerca de 15.000 escolas municipais e estaduais participantes do Programa Mais Educação em 2011 e do programa Ensino Médio Inovador poderão inscrever seus planos de atividade cultural. Em 2012, serão selecionadas 5.000 escolas.  

O QUE SÃO INICIATIVAS CULTURAIS PARCEIRAS
São pessoas físicas ou jurídicas, grupos formais ou informais: artistas, grupos culturais, pontos de cultura, museus, bibliotecas,  espaços culturais diversos, que trabalhem com artes visuais, audiovisual, circo, cultura afro-brasileira, cultura digital, culturas indígenas, culturas quilombolas, culturas  populares, dança, livro e leitura, moda, música, patrimônio material e imaterial e/ou teatro. 

PLANO DE ATIVIDADE CULTURAL DA ESCOLA
O Plano de Atividade Cultural, elaborado conjuntamente pela  escola e  iniciativa cultural parceira, deve descrever e fundamentar o projeto. Tanto as escolas como as iniciativas culturais podem candidatar-se com APENAS 1 (UMA) proposta, apresentando 1 (UM) ÚNICO Plano de Atividade. 
O Plano de Atividade deve prever duração mínima 6 (seis) meses, não necessariamente contínuos, para o desenvolvimento das atividades. 

QUAIS OS EIXOS TEMÁTICOS A SEREM CONSIDERADOS NOS PLANOS DE ATIVIDADE CULTURAL DA ESCOLA?
O plano de atividade cultural a ser desenvolvido em conjunto pela escola e pela iniciativa cultural parceira deverá considerar, a partir da realidade escolar, os seguintes eixos temáticos, podendo ser escolhidas uma ou mais opções: 
I.  Residência de artistas para pesquisa e experimentação nas escolas: serão consideradas propostas com artistas do campo da arte contemporânea de diferentes segmentos e linguagens, que por meio da residência artística promovam intercâmbio cultural e estético contínuo entre o artista proponente e a escola. As ações 
propostas deverão romper os limites socialmente determinados nas linguagens artísticas, entre arte consagrada e cultura popular, valorizando a inovação. As residências artísticas devem potencializar as escolas como espaços de experimentação e de reflexão artística; 
II.  Criação, circulação e difusão da produção artística: serão consideradas atividades de formação cultural e aprendizado que compreendam as manifestações populares e eruditas que fazem uso de linguagens artísticas como: artes cênicas (circo, teatro, dança, mímica, ópera), audiovisual (cinema, vídeo, TV), música, artes da palavra (literatura, cordel, lendas, mitos, dramaturgia, contação de histórias), artes visuais (artes gráficas, pintura, desenho, fotografia, escultura, grafite, performance, intervenções urbanas); 
III.  Promoção cultural e pedagógica em espaços culturais: serão consideradas atividades de formação cultural e aprendizado que promovam ações contínuas de atividades artístico pedagógicas em pontos de cultura, espaços culturais diversos, centros culturais, bibliotecas públicas e/ou comunitárias, praças, parques, 
teatros, museus e cinemas;
IV.  Educação patrimonial - patrimônio material e imaterial, memória, identidade e vínculo social: atividades participativas de formação cultural e aprendizado que promovam vivências, pesquisas e valorização de bens culturais de natureza material e imaterial referentes à memória e identidade cultural dos variados segmentos da população brasileira, como os monumentos e obras de arte, os modos de vida, as festas, as comidas, as danças, as brincadeiras, as palavras e expressões, saberes e fazeres da cultura brasileira, podendo incluir produção de materiais didáticos, realização de oficinas de transmissão de saberes tradicionais, pesquisas em 
arquivos e locais referenciais para a história e a identidade local, regional e nacional, dentre outras atividades;
V.  Cultura digital e comunicação: serão consideradas atividades de formação cultural e aprendizado que abranjam desde  técnicas de comunicação mais tradicionais (como orais e gestuais) até as mais contemporâneas, entre as quais ambientes digitais que utilizem, preferencialmente, software livre, internet e 
mídias diversas – multimídia, rádio e TV comunitárias, videoclipe, vídeo arte, web arte – para democratização da produção, acesso, registro e divulgação da informação e conteúdos culturais.
VI.  Cultura afro-brasileira: serão consideradas atividades de formação cultural e aprendizado que valorizam o conjunto de  manifestações culturais que contenham elementos das culturas africanas e cultura afro-brasileira: música dança cultura tradicional/oral, festas, culinária, linguagem, entre outros; 
VII.  Culturas indígenas: serão consideradas atividades de formação cultural e aprendizado que valorizam o conjunto de manifestações culturais indígenas em suas diversas etnias: música dança cultura tradicional/oral, festas, culinária, linguagem, entre outros; 
VIII.  Tradição oral: serão consideradas atividades de formação cultural e aprendizado que valorizam a transmissão de saberes  feita oralmente pelos mestres e griôs. Referem-se à cultura das comunidades tradicionais, seus costumes, memória, contos populares, lendas, mitos, provérbios, orações, adivinhas, romanceiros e outros. 
IX.  Educação Museal: atividades de identificação, pesquisa, seleção, coleta, preservação, registro, exposição e divulgação de objetos, expressões culturais materiais e imateriais e de valorização do meio-ambiente e dos saberes da comunidade, bem como a utilização de ferramentas educacionais para a 
interpretação e difusão do patrimônio cultural, práticas museais que possibilitam à comunidade escolar e territórios educativos experimentarem situações de ensino/aprendizagem relacionadas à fruição da memória e a construção da cidadania cultural, museus escolares como espaços dialógicos que permitem a interdisciplinaridade de diferentes áreas do conhecimento ligadas à realidade escolar e ao seu entorno.

09 agosto 2012

Profissionais da Educação de Lajes Pintadas são avaliados pela equipe do PSE

 Dando continuidade a Oficina, no dia 7 (terça-feira) à partir das 13h30m., a equipe do Programa Saúde na Escola (PSE) e da Unidade de Saúde local estiveram na Escola para fazer a avaliação antropométrica, avaliação do IMC (índice de massa corporal) e rastreamento de hipertensão arterial sistêmica dos professores e servidores da Escola Estadual São Francisco e também de todas as escolas do município de Lajes Pintadas.
Para aqueles que apresentaram alguma alteração em seu quadro, já saíram com encaminhamento para acompanhamento médico ou nutricional.
O Programa que tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, e com a realização das oficinas, conseguiu aqui atingir, por meio de solicitação e propostas da Escola, também aos profissionais da educação, que estão também expostos a situações vulneráveis de stress, entre outros males que afetam professores e servidores das escolas do país.








Escola e PSE promovem a oficina "Práticas de alimentação saudável no ambiente escolar" para professores e merendeiras de Lajes Pintadas

Na última terça (7), das 8h00 às 12h00, nossa Escola recebeu professores e merendeiras de todas as Escolas da rede Estadual e Municipal de ensino de Lajes Pintadas, para a realização da Oficina "Práticas de alimentação saudável no ambiente escolar".  A oficina, solicitada por nossos profissionais é uma das ações do Plano de Metas da escola e também faz parte do cronograma de ações do Programa Saúde na Escola - PSE, o qual nossa Escola foi contemplada no ano de 2012.
A oficina teve como orientadoras a enfermeira do PSE, Vanessa Umbelino e a nutricionista Thayse Moreira Morais e tem como intuito formar multiplicadores no que diz respeito a saúde e a qualidade de vida do educando, apresentando, entre outros temas, os dez passos para a qualidade de vida da criança, do adolescente e do adulto.


O Ministério da Saúde desenvolveu os dez passos para a promoção da alimentação saudável na escola:
1º passo – A escola deve definir estratégias, em conjunto com a comunidade escolar, para favorecer escolhas saudáveis.
2° Passo – Reforçar a abordagem da promoção da saúde e da alimentação saudável nas atividades curriculares da escola.
3° Passo – Desenvolver estratégias de informação às famílias dos alunos para a promoção da alimentação saudável no ambiente escolar, enfatizando sua co-responsabilidade e a importância de sua participação neste processo.
4° Passo – Sensibilizar e capacitar os profissionais envolvidos com alimentação na escola para produzir e oferecer alimentos mais saudáveis, adequando os locais de produção e fornecimento de refeições às boas práticas para serviços de alimentação e garantindo a oferta de água potável.
5° Passo – Restringir a oferta, a promoção comercial e a venda de alimentos ricos em gorduras, açúcares e sal.
6° Passo – Desenvolver opções de alimentos e refeições saudáveis na escola.
7° Passo – Aumentar a oferta e promover o consumo de frutas, legumes e verduras, com ênfase nos alimentos regionais.
8º Passo - Auxiliar os serviços de alimentação da escola na divulgação de opções saudáveis por meio de estratégias que estimulem essas escolhas.
9° Passo – Divulgar a experiência da alimentação saudável para outras escolas, trocando informações e vivências.
10° Passo – Desenvolver um programa contínuo de promoção de hábitos alimentares saudáveis, considerando o monitoramento do estado nutricional dos escolares, com ênfase em ações de diagnóstico, prevenção e controle dos distúrbios nutricionais.

Abaixo, fotos da oficina:

Governo do RN lança 18ª edição dos Jogos Sul-Americanos Escolares

Governadora Rosalba Ciarlini e Consude no lançamento dos Sul-Americanos
Governadora Rosalba Ciarlini e representantes de 11 países da América do Sul lançaram na tarde desta quarta-feira (8) os 18º Jogos Sul-Americanos Escolares que acontecerá este ano em Natal.
Durante a solenidade de lançamento no auditório da Governadoria, Rosalba Ciarlini destacou a força do esporte como instrumento de progresso social e a importância do evento também como gerador de renda através do Turismo. "Trata-se de um evento de grande alcance porque vai nos fortalecer no Turismo e na Economia, fazendo a integração pela via mais importante que é o esporte. Disputamos os Jogos com cidades e estados importantes e vencemos. Agora o Continente estará olhando para o Rio Grande do Norte como cenário do esporte internacional", afirmou a governadora.
Joacy Bastos, secretário de Estado do Esporte e do Lazer, chamou a atenção para o nível de satisfação dos delegados do Conselho Sul-Americano do Esporte (Consude) durante o período de Vistoria Técnica em Natal. "Já tivemos uma prova do que está por vir. Os delegados passaram os últimos dias aqui vistoriando as nossas instalações e avaliando nossa organização para os Jogos. Gostaram do que viram, mas também gostaram de nossa rede hoteleira, da nossa hospitalidade, e de nossa gastronomia. Esse intercâmbio cultural/esportivo deixará um grande legado para o Rio Grande do Norte", declarou Joacy Bastos.
O secretário Nacional de Esporte Educacional, Afonso Barbosa, afirmou que o Rio Grande do Norte está pronto para receber os Jogos Sul-Americanos Escolares. "As instalações são perfeitas. As escolas visitadas em Natal estão de parabéns pelo cuidado que tiveram com a estrutura. Vistoriamos minuciosamente com os delegados dos outros países e, até agora, só ouvimos elogios e considerações positivas", disse Afonso Barbosa.
O ato de lançamento dos Jogos Sul-Americanos Escolares ocorreu após vistorias feitas pelos delegados do Consude nas instalações esportivas (ginásios de esportes e piscinas) e não esportivas (hotéis) definidas para a competição continental. As vistorias feitas pelos delegados de 11 países da América do Sul foram iniciadas na manhã da terça-feira (7) e terminaram na tarde da quarta (8) em todas instalações definidas na cidade de Natal.
Na quinta-feira (9), os delegados do Consude estarão vistoriando a pista de atletismo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) que sediará as competições de Atletismo. As demais modalidades serão realizadas em Natal.
Os 18º Jogos Sul-Americanos Escolares acontecem em Natal no período de 29 a 6 de dezembro deste ano com a participação de atletas na faixa etária de 12 a 14 anos de 12 países e a presença de mais de 3.500 pessoas de outros estados brasileiros e da América do Sul.

06 agosto 2012

OLPEF - Escolas realizam oficinas com diversos materiais

Olimpíada de Língua Portuguesa - Escrevendo o Futuro
A professora Márcia Pinton Girardi, de Santa Maria (RS), começou a realizar as oficinas da Olimpíada com seus alunos em junho. A unidade em que leciona, a Escola Municipal Major Tancredo de Moraes, ainda não havia recebido a edição 2012 dos Cadernos do Professor com as orientações para o trabalho. Ela não quis esperar e resolveu iniciar as atividades com os Cadernos da edição de 2010: “fui até a secretaria municipal e falei com a coordenadora de língua portuguesa e ela me disse que poderia utilizar o material da Olimpíada anterior”. Márcia e a coordenadora fizeram bem, pois o conteúdo e as orientações dos Cadernos da edição 2012 são os mesmos da edição 2010, conforme tem sido divulgado na Comunidade Virtual. O que há de diferente são apenas alguns textos literários que foram substituídos.
Muitos professores têm entrado em contato com a equipe da Olimpíada para solicitar a mais recente edição dos Cadernos do Professor, afirmando que não conseguem começar as atividades sem esses novos materiais. Segundo Sônia Madi, coordenadora da Olimpíada, não é preciso esperar a chegada deles para dar início às oficinas: “os professores podem e devem utilizar as edições anteriores desses Cadernos, que foram enviadas para todas as escolas públicas brasileiras em 2010”. Ela sugere que professores verifiquem se a Coleção 2010 está com a direção ou na biblioteca da escola, ou na secretaria de educação do município. De acordo com a coordenadora, as novas edições dos cadernos com orientações podem não chegar às escolas a tempo de preparar os alunos para a escrita do texto. Apesar disso, Sônia ressalta que nada impede o professor de realizar as oficinas consultando os Cadernos pela Internet, na Comunidade Virtual. “Ainda há tempo para desenvolver as oficinas e produzir os textos. As escolas têm até o dia 3 de setembro para selecionar e enviar as produções à Comissão Julgadora Municipal.”
Foi isso o que fez o professor Cícero Pereira Leite, de Salgueiro (PE). Ele consultou e utilizou todos os materiais na Comunidade Virtual Escrevendo o Futuro, o portal da Olimpíada. “Foi excelente e simples trabalhar assim. O material facilitou o trabalho, pois é de fácil localização e vem num formato que não ocupa espaço físico. Até coloquei como sugestão para outros professores buscarem tudo o que precisam na Comunidade Virtual”, afirma. Na escola de Cícero, o Centro de Ensino Municipal Paulo Fernando dos Santos, há três professores participando da Olimpíada. Logo ao voltar das férias, Cícero realizou a primeira oficina de poesias para seus alunos de quinto ano. Ele também sugere que os professores incentivem os alunos a visitarem a Comunidade Virtual da Olimpíada para que leiam e ouçam alguns poemas escritos por alunos semifinalistas da edição de 2010. Para conhecê-los, clique aqui.
Outra professora que não perdeu tempo foi Silmara Regina Colombo, de Sertãozinho (SP). Ela explica que em sua escola a Coleção da Olimpíada fica com a coordenação pedagógica e qualquer professor pode consultar. Em Sertãozinho, todas as escolas têm o kit, que também é utilizado independentemente do concurso. “No ano passado, trabalhei o artigo de opinião com meus alunos do primeiro colegial num outro projeto aqui da cidade, seguindo as orientações dos cadernos. A sequência didática é muito clara. Não há necessidade do novo material.” Silmara, que participa da Olimpíada desde 2008, sempre na categoria poema, diz que também consulta os Cadernos na Internet para preparar suas aulas. “Uso tanto o material impresso quanto o virtual”, disse ela.
Além da Coleção da Olimpíada, é possível consultar na Comunidade Virtual outras publicações do programa que ajudam a realizar o trabalho em sala de aula. Entre eles (clique nos nomes para acessar diretamente), estão vários números da revista Na Ponta do Lápis e as publicações O que nos dizem os textos dos alunos?, os 4 Gêneros em cartaz e o CD-ROM Avaliação de Textos, materiais também enviados às escolas.
Conheça os critérios para a avaliação dos textos e as orientações para a realização da Comissão Julgadora Escolar clicando aqui.

Rosalba e Betânia reúnem a imprensa e fazem balanço da Educação do RN

O Governo do Estado reuniu a imprensa na manhã de quinta-feira (26/07) para apresentar um balanço da gestão na Educação do Rio Grande do Norte. Ao lado da governadora Rosalba Ciarlini, a secretária de Estado da Educação, professora Betania Ramalho detalhou as ações realizadas nos 17 meses de governo e anunciou uma série de medidas para suprir as necessidades das escolas, que estão com falta de professor. Entre as ações, a secretária destacou a convocação, em segunda chamada, de 944 professores aprovados no último concurso, que deve ser publicada no Diário Oficial do Estado até este o próximo sábado (28).
A governadora Rosalba Ciarlini ressaltou o trabalho que vem sendo feito na área da Educação. "Nós estamos nesse esforço imenso e é muito importante que a imprensa possa participar desse processo de reconstruir, recuperar e dar um passo à frente em relação a nossa educação. O esforço, a dedicação e o ideal da secretária Betania nos contagia, para fazermos uma educação de qualidade", disse a Governadora. "O nosso objetivo é ofertar vagas e disponibilizar meios para que os jovens tenham um ensino de qualidade e que nenhum fique sem estudar", concluiu a governadora.
Serão convocados 372 professores para 1ª e 2ª Dired´s, regionais Natal e Parnamirim, que juntas englobam 16 municípios 255 para 3ª, 4ª, 5ª, 6ª e 16ª Dired´s, regionais Nova Cruz, São Paulo do Potengi, Ceará-Mirim, Macau e João Câmara, que juntas agregam 54 municípios 101 para 7ª, 9ª e 10ª Dired´s, regionais Santa Cruz, Currais Novos e Caicó, que juntas totalizam 31 municípios 97 serão convocados para 8ª, 11ª e 12ª Dired´s, regionais Angicos, Assú e Mossoró, que juntas possuem 24 municípios e 119 para 13ª, 14ª e 15ª Dired, regionais Apodi, Umarizal e Pau dos Ferros, que englobam 42 municípios.
Foram anunciados ainda investimentos da ordem de R$ 215 milhões até 2014, somente para o Plano de Ações Articuladas do Ministério da Educação, além de outros R$ 23 milhões repactuados do PAR 2007-2010, que não foram utilizados pela gestão anterior. Outros 92 milhões de dólares, serão investidos, a partir de 2013, através do projeto RN Sustentável, com recursos do Banco Mundial. Esses investimentos serão feitos na melhoria do Processo Ensino-Aprendizagem e na integração da educação pública com a agenda do desenvolvimento regional do Estado.
Em relação à infraestrutura das escolas, somente na atual gestão, 33 unidades da rede estadual foram reformadas e entregues à população. 34 escolas estão com reformas em execução ou sendo construídas e outras 20 estão com processo de licitação aberto para iniciar as reformas até outubro. Outras 40 escolas passam por reparações, com serviços de manutenção hidráulica, elétrica, troca de piso, cobertura e esquadrias. Além disso, o Governo do Estado também está construindo 10 Centros de Educação Profissional distribuídos por todas as regiões.
No transporte escolar, 146 novos ônibus já foram adquiridos e devem ser entregues neste segundo semestre. Eles vão reforçar a frota que já havia recebido em março 130 ônibus. Os veículos foram adquiridos por meio do pregão eletrônico do Ministério da Educação e a Secretaria de Educação do Rio Grande do Norte e apenas aguarda a entrega.
O Governo também está investindo na modernização da Secretaria de Estado da Educação. Um dos passos importantes nesse sentido foi a implantação do novo Sistema de Gestão de Pessoal da SEEC, o SAGEP, que por sua vez será interligado ao Sistema Integrado de Gestão da Educação (SIGEduc), criado a partir da customização do SIGAA, da UFRN. Esse novo sistema integrado está sendo implantado, inicialmente, nas 10 maiores escolas estaduais de Natal.
Durante a coletiva, a secretária Betania Ramalho lembrou ainda que o Programa de Educação da SEEC é sustentado por dois pilares: política educacional e valorização dos professores.

Equipe da E. E. São Francisco participa de capacitação sobre o PDE-Interativo

 

Nos dias 30 e 31 de Agosto, a Diretora Ana Lúcia e a Coordenadora Vitória Silva, participaram de uma capacitação relacionada ao PDE INTERATIVO.
A capacitação foi realizada pela equipe da COASE/SEEC (Coordenadoria de Articulação com os Sistemas de Ensino da Secretaria de Educação Estadual).
O encontro aconteceu no auditório do SENAI, em Santa Cruz/RN, com todos os gestores e coordenadores das Escolas jurisdicionadas pela 7ª DIRED.
O PDE Interativo visa traçar um diagnóstico geral das unidades escolares e é uma fonte de informações precisas para o desenvolvimento das políticas educacionais do MEC.
No segundo dia, o encontro voltou-se também para o " Foco na Escola Efetiva", que visa a internalização do processo de planejamento estratégico e o fortalecimento da gestão escolar, com vistas a melhoria da aprendizagem dos estudantes e dessa forma, melhorar também o Índice de Desenvolvimento da Educação (IDEB) das escolas públicas.

Aluno da Escola Terezinha Carolino, em Jaçanã/RN, retorna de Brasília campeão

Ismael, em Brasília

        Durante toda a semana passada, o nosso prodígio Ismael Romão esteve em Brasília por ocasião de sua participação no Programa Parlamento Jovem do Mercosul. Ismael e mais dois norte-riograndenses representaram o RN nesta ocasião, mas dos três apenas um seria indicado para representar o Brasil no encontro intercontinental que acontecerá no final desse mês de agosto, na Colômbia.
        Ismael retornou neste último sábado e o diretor Oton Mário fez questão de ir buscá-lo no aeroporto junto com sua família, erguendo um cartaz que dizia: "Parabéns Ismael, agora você é internacional". "Venci por apenas um voto de diferença. Foi 37 a 36, mas estou muito feliz de ser eu o representante do RN", nos contou emocionado.
          Ismael foi entrevistado no Programa Diálogo Aberto, da FM Flores, neste domingo, onde contou parte da experiência vivida em Brasília e sua expectativa para ir à Colômbia, além disso,  agradeceu a todos aqueles que contribuíram neste seu percurso de vitórias.

Fonte: Blog da E.E. Terezinha Carolino

ESCOLA DA 7ª DIRED É DESTAQUE NO PARLAMENTO JUVENIL DO MERCOSUL

Klleyson, Anna e Ismael, com a professora Vera Reis
 Ismael Romão dos Santos, aluno da EE Profª Terezinha Carolino de Souza (Jaçanã/RN), representará o Brasil na etapa continental do Parlamento Juvenil do Mercosul. Desde quarta-feira (1º/08), ele se encontra em Brasília, representando o RN na etapa nacional do Parlamento Juvenil. Sua ida à Capital Federal deveu-se à seleção na etapa regional do mencionado certame, quando ele teve seu cordel escolhido entre os três melhores do estado. O cordel versou sobre o tema "O Ensino Médio que Queremos" (foco na inclusão digital).

                        O mandato continental de cada jovem parlamentar durará dois anos (2012/2014).            Nessa etapa, Ismael viajará a Colômbia, onde apresentará propostas de melhoria do Ensino Médio para todo o continente, representando sua comunidade escolar.
                        Quanto à EE Profª Terezinha Carolino de Souza (Jaçanã/RN), ela também foi selecionada para a 2ª Etapa do Prêmio Gestão Escolar 2012, que premia as instituições educacionais que desenvolvem os melhores projetos de ensino em todo o Brasil.