Na tarde do dia 29 (ontem), na sede de nossa Escola reuniram-se a direção, alunos, professores, funcionários da Escola e pessoas convidadas da sociedade Lajespintadense, para, dentre os presentes, formar uma Comissão na escola, objetivando a implantação da COM-VIDA.
A Comissão do Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola – COM-VIDA – é uma forma de organização na escola, que junta a idéia dos jovens da I Conferência de criar “conselhos de meio ambiente nas escolas”, com os círculos de aprendizagem e cultura e tem como papel principal realizar ações voltadas para à melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida, bem como promover o intercâmbio entre a escola, a escolas com outras escolas e escola com a comunidade em geral, de forma que todos possam participar e contribuir para um dia-a-dia participativo, democrático, animado e saudável. Os estudantes são os principais articuladores e multiplicadores da COM-VIDA, podendo os mesmos serem:
. Os delegados eleitos na Conferência do Meio Ambiente na Escola;
. Grupos de estudantes que já realizam ações na área;
. Grêmio estudantil preocupado com o tema.
A COM-VIDA vem com o intuito de colaborar e somar esforços com outras organizações da escola, objetivando levar a Educação Ambiental para todas as disciplinas e todos os projetos realizados pela escola, bem como para ajudar na formação da Agenda 21 local (da escola) e também como forma de fazer uma interação maior entre a escola e a comunidade.
Estes foram pontos os principais colocados pelas professoras Ioane Velúzia e Vitória Lima, coordenadora e articuladora do programa na escola, que ressaltaram a importância da implementação e a sensibilização de todos que formam a comunidade escolar, enfatizando a conscientização de ações que visem a sustentabilidade do planeta.
A comissão da escola ficou assim composta:
- Ioane Velúzia Gomes e Maria das Vitórias Silva Lima – Coordenadoras da COM-VIDA
- Ana Amália Silva de Morais e Dayane Karolina de Lima – Delegadas
- Irandir Maria Silva de Lima e Érica Maria de França – Membros
O pontapé inicial foi dado, esperamos agora que todos que fazem a família São Francisco vistam a camisa para melhor desenvolver o trabalho em busca de um futuro melhor para o planeta Terra.
"Tudo que acontece no mundo, seja no meu país, na minha cidade, ou no meu bairro, acontece comigo. Então, eu preciso participar das decisões que interferem na minha vida."
(Herbert de Souza, o Betinho)