04 janeiro 2012

Nossa Escola é contemplada com o programa MAIS EDUCAÇÃO


Nosso estabelecimento encerrou o ano de 2011 recebendo uma excelente notícia!
A Escola foi contemplada com o Programa MAIS EDUCAÇÃO, do Governo Federal, para o ano letivo de 2012. O Programa é coordenado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD), do MEC e tem por objetivo aumentar o tempo de permanência dos alunos na escola, como maneira de melhorar seu desempenho escolar. O projeto do Ministério da Educação vem assessorando escolas com baixo desempenho no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) a ampliar suas jornadas diárias e a reorganizar suas grades curriculares, oferecendo atividades esportivas, culturais e recreativas em tempo integral. Além disso, promove a inclusão digital e fomenta debates em torno do meio ambiente, cidadania e saúde.
O Programa Mais Educação é inspirado em experiências dos educadores Anísio Teixeira e Darcy Ribeiro. Teixeira desenvolveu a Educação Integral na Bahia, e na década de 60 criou o modelo de Escola-Classe (para aulas regulares) e Escola-Parque (para atividades extraclasse) em Brasília. O antropólogo Darcy Ribeiro foi responsável pela fundação dos CIEPs (Centros Integrados de Educação Pública) no Rio de Janeiro, na décaa de 80, quando Secretário da Educação do estado. A experiência de educação integral para as crianças da escola pública carioca foram inspiradas, por sua vez, na Escola-Parque de Anísio Teixeira.
O programa Mais Educação integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) como estratégia do Governo Federal para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular na perspectiva da educação integral. A  iniciativa promove a ampliação de tempo, espaços, oportunidades educativas e o compartilhamento da tarefa de educar entre profissionais da educação e de outras áreas, além da família e outros atores sociais, sob coordenação da escola e de professores. Além da ampliação de tempo do aluno na escola e qualificação de sua alimentação diária, o programa tem promovido em alguns locais a melhoria de infraestrutura de escolas e a ampliação de carga horária de professores, gerado renda a oficineiros e melhorado a vida das famílias dos alunos matriculados nas escolas com o Mais Educação.
Integram o programa os ministérios da Educação, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, da Ciência e Tecnologia, do Meio Ambiente, do Esporte, da Cultura e da Defesa, além da Controladoria Geral da União.
Na nossa Escola, o Projeto Mais Educação chega como mais uma das maneiras de colocar em prática as ações previstas no Projeto Político Pedagógico e no Plano de Gestão para o biênio de 2012/2013. Isso é motivo de muita alegria para a equipe gestora do estabelecimento.

Um comentário:

  1. Amiga querida,que essa gestão seja cheia de glórias,sucesso,que a escola possa ser muito feliz com sua direção,sei que não é fácil essa sua nova caminhada,mas acredito em vc e em tudo que vc pode dar de seu a todos,muitas felicidades e que no fim de ano sejam colhidos os frutos.Um beijo grande e felicidadesssss!!!
    Tonya

    ResponderExcluir

Agradecemos sua visita, volte sempre!
Seu comentário sobre a postagem é muito importante. Deixe sua opinião, sua impressão e também sua sugestão!