10 janeiro 2012

Lajes Pintadas realiza a "I Conferência de Cultura"

Na segunda-feira, (dia 09) a Prefeitura Municipal de Lajes Pintadas e a Secretaria Municipal de Educação realizaram, no Centro de Convivência de Idosos Estevão Gabriel de Lima – CONVIVER, a I Conferência Municipal de Cultura, com o tema “Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento. 

A conferência foi proferida pelo Secretário Municipal de Cultura da cidade de Santa Cruz/RN, o prof. Iranilson Silva.


A conferência teve como objetivos principais: Discutir a cultura do município nos seus aspectos da memória, de produção simbólica da gestão, da participação social e da plena cidadania; propor estratégias para o fortalecimento da cultura como centro dinâmico de desenvolvimento sustentável; elaborar propostas para a implementação da política cultural de Lajes Pintadas e elaboração do Plano Municipal de Cultura e por fim, eleger os delegados para a III Conferência Estadual de Cultura, que deve acontecer em março.

A abertura foi com o grupo de teatro local, o Choro e Riso, apresentando uma peça, onde foi retratado "O que é Cultura". No encerramento apresentou-se o grupo de dança de rua de Free Step.

Entre os inscritos, foram eleitos para delegados Érica Maria França de Araújo e Jeferson Bruno Maia Franco.
Com a Conferência toda a sociedade é chamada para a construção conjunta de políticas estratégicas no campo do conhecimento e ação cultural, onde a cultura ganha relevo como eixo estratégico de desenvolvimento humano, econômico e social.

Na abertura, estiveram presentes várias autoridades, entre elas o Prefeito do Município, Nivaldo Alves, a Secretária Municipal de Educação, prof. Cely Cristiane, representantes do Legislativo Municipal, dos conselhos municipais, do Conselho Tutelar e várias outras instituições escolares, públicas e privadas, como a nossa escola, representada por sua gestora, a prof. Ana Lúcia e pela prof. Alaíde Lopes, a gestora da E. E. Virgílio Furtado, prof. Luzinete Pereira e o Instituto Educacional Caminhando para o Futuro (IESF), Eliana Maria. Além desses, ainda estiveram presentes artistas locais, estudantes, entidades culturais e professores representando as escolas da rede municipal de ensino.

Algumas propostas que devem ser defendidas na Estadual é a criação da Secretaria Municipal de Cultura de Lajes Pintadas, a construção de um espaço de apoio a cultura local que priorize e incentive a produção das diversas culturais locais, propiciando a participação e o envolvimento do cidadão lajespintadense, com o desenvolvimento de várias oficinas para os artistas da terra, e a formação de parcerias com instituições públicas e privadas como forma de incentivar, valorizar e fortalecer a diversidade cultural local.

Lajes Pintadas é um dos municípios da região Trairi que apresenta grande potencial cultural com grupos de teatro amador criados pelos jovens do município,  poetas, pintores e etc. 

Exemplo disso é o grupo que encenou por 4 anos seguidos a peça teatral "Auto de São Francisco" apresentado por artistas lajespintadenses, que inspirou outros autos na região. Infelizmente pela falta de investimento e apoio, o grupo já não apresenta a peça a dois anos seguidos. 

Além disso, é mundialmente conhecida pelo artesanato de sisal e pedra sabão que produz e exporta. 

(por Ana Lúcia)


"A ampla difusão da cultura e educação da Humanidade para a justiça, a liberdade e a paz são indispensáveis para a dignidade do homem e constituem um dever sagrado que todas as nações devem cumprir com um espírito de responsabilidade e ajuda mútua" 
(preâmbulo da Constituição da UNESCO)



Fotos: Francisco Jerônimo e Gilceano Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua visita, volte sempre!
Seu comentário sobre a postagem é muito importante. Deixe sua opinião, sua impressão e também sua sugestão!