18 setembro 2012

Projeto "Voto: Consciência que se constrói" é desenvolvido com grande sucesso na escola

A E. E. São Francisco desenvolveu no período de 10 a 14/09 o Projeto Escola e Cidadania, com o tema VOTO: CONSCIÊNCIA QUE SE CONSTRÓI, que teve a participação de alunos, funcionários, professores e toda a comunidade escolar. O Projeto justifica-se pela necessidade de se trabalhar o respeito mútuo, o exercício da cidadania e a prática da democracia, instigando as futuras gerações a atuarem de forma significativa na construção de uma sociedade mais justa. O projeto, apolítico, teve como objetivo estimular a juventude, os futuros representantes políticos da nossa sociedade a participarem de movimentos democráticos, onde possam exercer sua cidadania tomando consciência da importância do voto para o fortalecimento de ações democráticas. 
O projeto oportunizou aos alunos envolvidos uma reflexão de temas abordados como: O que é democracia, o que é cidadania e qual a importância do voto, através de debates, pesquisas, confecção de panfletos, elaboração de planos de governos, etc.
Durante toda a semana foi intenso o movimento e envolvimento de todos os alunos, que demonstraram entusiasmo em participar do mesmo.
Os alunos sortearam os números e as cores que representassem os partidos assim como  tiveram a oportunidade de escolher o mascote que os representassem em campanha: "As Panteras", cujo slogan foi Jovens trabalhando para crescer, tinham o número 80 (Partido Força Jovem - PFJ) e "Os Urubus" concorreram com0 o slogan Juventude e Mudança com o número 90 (Partido Da Juventude - PDJ), representados pelas duplas Rúbia Rossana/Jakeline Santana e Edson Lourenço Júnior/Josmael Lucas, respectivamente, que concorreram aos cargos de Prefeito e Vice Prefeito da cidade "São Francisco". Os alunos fizeram palestras e passeatas pelas ruas, despertando a atenção da população para a importância do voto consciente.

O Projeto culminou com a eleição na sexta-feira(14). 
Compareceram 97 eleitores, obtendo o seguinte resultado: o PDJ (Edson e Josmael) teve 70 votos, elegendo Edson e Josmael como prefeito e vice, contra 26 do PFJ, que foi representado por Rúbia e Jakeline.
A participação dos alunos nas atividades foi muito positiva, envolvendo a todos na confecção do material utilizado na campanha, no plano de governo e no trabalho em equipe.

Abaixo, algumas fotos tiradas durante no decorrer do Projeto:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua visita, volte sempre!
Seu comentário sobre a postagem é muito importante. Deixe sua opinião, sua impressão e também sua sugestão!