24 julho 2012

Trilhas Potiguares da UFRN desenvolve oficinas em nossa Escola



Entre os dias 09 e 13 de julho do corrente ano, nosso estabelecimento de ensino recebeu alunos do Programa "TRILHAS POTIGUARES". Alunos de diversos cursos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte deixaram de gozar suas férias para participar do Programa da UFRN.
Várias oficinas foram desenvolvidas na nossa Escola:
No dia 9 (terça-feira), os alunos do 1º ao 5º Ano foram divididos em 5 equipes (branca, verde, azul, vermelha, amarela e verde lodo) e participaram de uma Gincana Ecológica desenvolvida pelos trilheiros. As provas foram voltadas para as questões ambientais e a equipe vencedora foi a equipe Amarela.
Na quarta-feira (10), as alunas do curso de Pedagogia Bárbara e Suely desenvolveram com professores das Escolas São Francisco, São José e Virgílio Furtado, a oficina "Arte Docente", utilizando técnicas que possam ser utilizadas em sala de aula, entre elas, uma técnica de relaxamento.
Na quinta-feira (11), foi a vez dos professores participarem da oficina "Jogos Lúdicos para a Alfabetização".
Na sexta-feira, foi a vez de uma palestra ministrada para alunos do 1º ao 5º Ano, sobre Saúde Bucal. Ao final da mesma, todos os alunos receberam escova dental.
Além de nossa Escola, os Trilheiros realizaram várias oficinas nas demais escolas do município de ensino fundamental e ensino médio, como também outras oficinas voltadas para o público em geral, no Ginásio de Esportes local (Aulão de dança de salão e oficina de teatro), na Secretaria Municipal de Educação.

O Programa Trilhas Potiguares é uma iniciativa inovadora de atuação em comunidades, criado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no final de 1995.
Ele tem como objetivo propor novas formas de aplicação do conhecimento gerado na universidade, a partir do contato com as demandas da comunidade externa, buscando a construção solidária do saber, voltado para o desenvolvimento sustentável das comunidades. As ações do projeto estão objetivamente voltadas à melhoria da qualidade de vida da população potiguar, priorizando o respeito à cultura e tradição locais, estabelecendo uma sintonia fina entre o saber acadêmico e o saber popular.

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