25 julho 2012

Escola fecha Censo Escolar em tempo hábil

Nosso estabelecimento recebeu, dia 20 (sexta-feira) um e-mail da Coordenação Estadual da Equipe do Censo Escolar, parabenizando pelo fechamento do Censo deste estabelecimento, em tempo hábil. 
O Grupo Auxiliar de Estatísticas Educacionais -GAEE/ATP/SEEC , em consonância com portaria nº 114 de 27 de abril de 2012 - INEP/MEC, parabeniza a gestão escolar pelo fechamento, em tempo hábil,  dos dados educacionais desse estabelecimento de ensino no Educancenso – Censo Escolar 2012 . 


A equipe gestora agradece a todos que contribuíram para que o trabalho fosse realizado e o prazo fosse cumprido, em especial a Sérgio Lima, responsável pela digitação do Censo na Escola.

Educação convoca concursados e adota outras medidas para suprir falta de professores


Betania Ramalho detalha medidas adotadas
Betania Ramalho detalha medidas adotadas
  Para suprir a necessidade das escolas que estão sem professores, a secretária de Estado da Educação, Betania Ramalho, está adotando uma série de medidas. Até a próxima quarta-feira (25), vai publicar no Diário Oficial do Estado a nomeação de aproximadamente 900 professores na segunda chamada do concurso. Outra medida é a prorrogação por igual período dos contratos dos professores temporários que estão em exercício, de acordo com a Lei Complementar Nº 9.353/2010. A prorrogação foi publicada no DOE da última sexta-feira (20).
Além disso, a SEEC está dobrando o número de professores com horas suplementares, onde os servidores que já trabalham em regime de 30 horas semanais, passam a trabalhar 40. No total, 2.197 professores do estado estão recebendo hora suplementar em 2012. Ao mesmo tempo, continua o remanejamento dos professores que estão fora de sala de aula. "A equipe da secretaria está avaliando o rol de servidores de cada escola e corrigindo as distorções. Há escolas em que o número de professores em atividades de apoio pedagógico é superior ao de profissionais em sala de aula e o nosso foco é a sala de aula.", destacou Betania Ramalho.
Nesse sentido, está em pleno funcionamento o novo Sistema de Gestão de Pessoal da secretaria. O SAGEP impõe regras e corrige distorções identificando pessoas fora de lotação com lotação, mas sem trabalhar trabalhando menos que a carga horária exigida, mas recebendo como se trabalhasse a carga horária completa dentre outros. "O sistema revelou que há um elevado número de professores que deveriam estar em sala de aula, mas estão em desvio de função. Enquanto isso falta professor para as disciplinas que deveriam ser ofertadas aos alunos.", afirmou a secretária.
Ainda segundo Betania Ramalho, a falta de professores também se dá em virtude da ausência do profissional específico para determinadas disciplinas, principalmente na área das Ciências Exatas. É grande o déficit de aprovados no concurso em determinados polos/municípios para essas disciplinas, o que impede a nomeação de um número maior de concursados. Além disso, dos 1.013 professores convocados na primeira chamada do concurso, apenas 875 assumiram suas funções. Enquanto alguns não se apresentaram, outros não estavam aptos ao cargo.
Outro dado importante que justifica a falta de professores é o número de servidores que abrem processos de aposentadoria, licenças ou exonerações. Somente no primeiro semestre deste ano, mais de 600 profissionais da Educação estadual deram entrada no pedido de aposentadoria. Já o número de servidores que solicitaram afastamento para exercer atividade política, de janeiro a junho de 2012, ultrapassa os 200.
"Desde que assumimos a gestão da Educação no Rio Grande do Norte, temos buscado formas de atrair e manter o aluno na sala de aula, além de oferecer um ensino de qualidade, seja através da compra de novos ônibus para o transporte escolar, na licitude do processo de compra da merenda pelas escolas, da entrega do material escolar, reforma e construção de unidades, seja através da valorização do professor, mantendo o diálogo com o sindicato, cumprindo o piso nacional, capacitando e implantando um novo projeto pedagógico em toda a rede estadual. Muito ainda precisa ser feito, mas estamos avançando", completou Betania Ramalho.
Fonte: www.educacao.rn.gov.br

24 julho 2012

Trilhas Potiguares da UFRN desenvolve oficinas em nossa Escola



Entre os dias 09 e 13 de julho do corrente ano, nosso estabelecimento de ensino recebeu alunos do Programa "TRILHAS POTIGUARES". Alunos de diversos cursos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte deixaram de gozar suas férias para participar do Programa da UFRN.
Várias oficinas foram desenvolvidas na nossa Escola:
No dia 9 (terça-feira), os alunos do 1º ao 5º Ano foram divididos em 5 equipes (branca, verde, azul, vermelha, amarela e verde lodo) e participaram de uma Gincana Ecológica desenvolvida pelos trilheiros. As provas foram voltadas para as questões ambientais e a equipe vencedora foi a equipe Amarela.
Na quarta-feira (10), as alunas do curso de Pedagogia Bárbara e Suely desenvolveram com professores das Escolas São Francisco, São José e Virgílio Furtado, a oficina "Arte Docente", utilizando técnicas que possam ser utilizadas em sala de aula, entre elas, uma técnica de relaxamento.
Na quinta-feira (11), foi a vez dos professores participarem da oficina "Jogos Lúdicos para a Alfabetização".
Na sexta-feira, foi a vez de uma palestra ministrada para alunos do 1º ao 5º Ano, sobre Saúde Bucal. Ao final da mesma, todos os alunos receberam escova dental.
Além de nossa Escola, os Trilheiros realizaram várias oficinas nas demais escolas do município de ensino fundamental e ensino médio, como também outras oficinas voltadas para o público em geral, no Ginásio de Esportes local (Aulão de dança de salão e oficina de teatro), na Secretaria Municipal de Educação.

O Programa Trilhas Potiguares é uma iniciativa inovadora de atuação em comunidades, criado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no final de 1995.
Ele tem como objetivo propor novas formas de aplicação do conhecimento gerado na universidade, a partir do contato com as demandas da comunidade externa, buscando a construção solidária do saber, voltado para o desenvolvimento sustentável das comunidades. As ações do projeto estão objetivamente voltadas à melhoria da qualidade de vida da população potiguar, priorizando o respeito à cultura e tradição locais, estabelecendo uma sintonia fina entre o saber acadêmico e o saber popular.

ATENÇÃO PROFESSORES: CEFOP DIVULGA PROGRAMAÇÃO DE CURSOS PARA AGOSTO E SETEMBRO/2012.

ATENÇÃO PROFESSORES:

O CEFOP (Centro de Formação de Pessoal) divulgou programação de cursos à distância para os meses de Agosto e Setembro do ano em curso. Veja abaixo a relação de cursos oferecidos nesse período e as orientações necessárias para inscrições e demais informações que você precisa ter:

CURSO 1:
CURSO ADAPTAÇÕES CURRICULARES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS – 180 horas
04 de agosto de 2012 a 08 de setembro de 2012

CURSO 2:
CURSO PEDAGOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL – 180 horas
04 de agosto de 2012 a 08 de setembro de 2012
  
CURSO 3:
CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES TUTORES PARA EAD – 180 horas
04 de agosto de 2012 a 08 de setembro de 2012
  
CURSO 4:
CURSO EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL – 120 horas
04 de agosto de 2012 a 08 de setembro de 2012

CURSO 5:
CURSO DE FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO SOCIOEDUCACIONAL  – 180 horas
04 de agosto de 2012 a 08 de setembro de 2012
  
CURSO 6:
CURSO ABORDAGEM SOBRE SEXUALIDADE EM SALA DE AULA – 120 horas
04 de agosto de 2012 a 08 de setembro de 2012

CURSO 7:
CURSO INTRODUÇÃO À NEUROPSICOPEDAGOGIA – 180 horas
04 de agosto de 2012 a 08 de setembro de 2012

CURSO 8:
CURSO PRESSUPOSTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – 180 horas
04 de agosto de 2012 a 08 de setembro de 2012

CURSO 9:
CURSO TDAH - UM TRANSTORNO DA ATUALIDADE – 180 horas
04 de agosto de 2012 a 08 de setembro de 2012

CURSO 10:
CURSO LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS – 120 horas
04 de agosto de 2012 a 08 de setembro de 2012

 CURSO 11:
CURSO FORMAÇÃO DOCENTE EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – 120 horas
04 de agosto de 2012 a 08 de setembro de 2012

CURSO 12:
CURSO GESTÃO ESCOLAR, ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E SUPERVISÃO PEDAGÓGICA – 180 horas
04 de agosto de 2012 a 08 de setembro de 2012

CURSO 13:
CURSO TECNOLOGIA APLICADA A EDUCAÇÃO – 180 horas
04 de agosto de 2012 a 08 de setembro de 2012

CURSO 14:
CURSO GESTÃO DO CONHECIMENTO E DA APRENDIZAGEM – 180 horas
04 de agosto de 2012 a 08 de setembro de 2012

CURSO 15:
CURSO DIFICULDADES E DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM – 180 horas
04 de agosto de 2012 a 08 de setembro de 2012

Os nossos Cursos realizados na modalidade EaD estão divididos em módulos semanais/quinzenais e exigem uma maior dedicação e leitura dos textos, além de precisão quanto as datas limites estabelecidas. Portanto, solicitamos que atentem para os prazos de entrega das atividades e participações requeridas.

INVESTIMENTO E PAGAMENTO:

Investimento único de  R$ 60,00 (sessenta reais) por Curso e não há mais nenhuma parcela e/ou mensalidade subsequente.

Em caráter excepcional, os que se inscreverem em 02 (dois) Cursos até o dia 28/07/2012 poderão escolher um terceiro Curso GRATUITAMENTE. Podendo este ser para si ou doá-lo a outro Colega Educador(a), desde que no ato da inscrição nos informe também seu NOME COMPLETO e um E-MAIL válido.

O valor correspondente a este serviço deverá ser depositado em uma das contas a seguir, cujo titular em qualquer delas é o professor José Flávio da Paz, Coordenador desta iniciativa:

Banco do Brasil - Ag. 4486-5 / C/C 8.286-4
BRADESCO - Ag. 3224-7 / C/C 63065-9
  
CERTIFICAÇÃO:

Os Certificados serão emitidos em formato PDF e enviados via e-mail num prazo máximo de 30 (trinta) dias após a conclusão do Curso.

No certificado constará de carga horária total do Curso, bem como, o programa de conteúdo do curso e dados do registro na nossa Instituição.

PRAZO DE INSCRIÇÂO:
Inscrições serão aceitas se solicitadas impreterivelmente até o dia 31 de julho de 2012. Para tanto, basta enviar e-mail solicitando a sua inscrição juntamente com o SEU NOME COMPLETO (e do(a) seu(sua) presenteado(a) e SEM ABREVIATURAS, NOME DO CURSO e o NÚMERO DO COMPROVANTE DO DEPÓSITO ou TRANSFERÊNCIA, para: cefop2@gmail.com.

Realizado este procedimento aguarde até o dia 04/08/2012, ocasião que serão enviados LOGIN e SENHA para acesso a plataforma e, consequentemente, ao conteúdo do Curso.

BASE LEGAL e VALIDADE DOS NOSSOS CERTIFICADOS

Nossos Cursos tem como Base Legal nos artigos 67 e 87, inciso III, da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996; nos artigos 1° e 3° do Decreto Presidencial N° 5.154, de 23 de julho de 2004, e artigo 11, Inciso II, da Resolução CNE n° 04/99, Conselho Nacional de Educação.

O Curso terá início em 04 DE AGOSTO e, término em 08 DE SETEMBRO DE 2012 e acontecerá na plataforma Moodle: eadcursos.mdl.gnomio.com,  totalmente on line

Qualquer dúvida contactar o Prof. Flávio Paz, diretor geral do CEFOP/FAPAZ, pelos telefones: (84) 8801 7458 / 9114 0840

20 julho 2012

Feliz Dia do Amigo!

Enquanto houver amizade...


Pode ser que um dia deixemos de nos falar.
Mas, enquanto houver amizade,
faremos as pazes de novo.
Pode ser que um dia o tempo passe.
Mas, se a amizade permanecer,
um do outro há de se lembrar.

Pode ser que um dia nos afastemos.
Mas, se formos amigos de verdade,
a amizade nos reaproximará.

Pode ser que um dia não mais nos vejamos
Mas, se ainda sobrar amizade,
recordaremos bons momentos mesmo distante um do outro...

Pode ser que um dia tudo acabe.
Mas, com a amizade
construiremos tudo novamente,
cada vez de forma diferente,
sendo único e inesquecível cada momento...

(Autor desconhecido)

Acreditamos que no local de trabalho, é possível manter uma relação profissional, mas também de companheirismo e amizade. 
Com o texto acima, gostaríamos de desejar a todos que fazem nossa Escola (professores, servidores, alunos e pais de alunos), aos amigos das demais escolas com os quais temos o prazer de nos relacionarmos e dividir a amizade, ao pessoal da 7ª DIRED, aos amigos reais, amigos virtuais, aos mais presentes e também aos ausentes, 
UM FELIZ E ABENÇOADO DIA DO AMIGO.

A Equipe Gestora

12 julho 2012

E. E. São Francisco realiza o "Arraiá do Chico Veio"

Nossa Escola realizou na última sexta-feira (06), no Ginásio de Esportes do município, o tradicional "Arraiá do Chico Véio".
Com grande participação de alunos, pais, funcionários e a sociedade, o Arraiá contou diversão e brincadeiras, como barraquinhas de vendas de comidas típicas, pescaria, casamento na roça, desfile da Rainha do Milho e as três quadrilhas juninas da Escola: uma com alunos do 1º Ano, uma do 2° ao 5º Ano, com alunos do 6º ao 9º Ano.
O Arraiá do "Chico Véio" teve ainda a participação especial da quadrilha do JOSC - Jovens Seguindo a Cristo, desta cidade, que foram convidados pela Escola Estadual São Francisco.
De pronto a família São Francisco agradece o empenho de todos que contribuíram de alguma forma para que o evento acontecesse e fosse um sucesso: aos alunos, professores e funcionários do estabelecimento, em especial ao Arraiá do JOSC e a parceria de pessoas do município, sem as quais a noite não teria sido o sucesso  que foi.

Professor não é operário, e aluno não é parede, diz senador sobre greve

Em discurso nesta segunda-feira, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) fez um apelo pelo fim da greve dos professores das instituições federais. Ele afirma que a atividade dos professores não pode ser comparada à de um operário da construção civil, pois a cabeça de um aluno "não é uma parede esperando um tijolo". O trabalho de construção pode ser recuperado, mas a atividade do conhecimento fica comprometida, explicou.

Buarque chegou a pedir ao senador Waldemir Moka (PMDB-MS), que presidia a sessão, que informasse ao governo que já "entramos no século 21". "Creio que o governo ainda não percebeu isso, porque não se justifica uma greve de professores durar 60 dias. Aliás, nem a greve se justifica no século 21", disse o senador. Segundo ele, os professores não também não perceberam o prejuízo que causam ao País com uma greve tão demorada.
O senador pediu ainda que as universidades equilibrem a atenção dada aos cursos da área de humanas e aos da área científica e ressaltou que as reivindicações dos professores são justas. "Quando a universidade para, o País também para na produção do conhecimento. Que haja mais recursos, mas que haja transformação", pediu Cristovam.

Professores da E.E. São Francisco participam da II Jornada Pedagógica

No retorno do Recesso Junino, os professores da E.E. São Francisco participaram da II Jornada Pedagógica 2012, nos dias 02 e 03 do corrente mês.
A II Jornada teve como objetivo avaliar o primeiro semestre do ano letivo, com vistas ao cumprimento do Plano de Metas da Escola para 2012, além de discutir as diretrizes operacionais voltadas para a qualificação da prestação de serviços na escola pública, baseados no princípio de qualidade social da educação. Nos encontros ainda foram discutidas questões sobre o programa "Escolas Mediadoras de Leitura" e também sobre a formação continuada "Caminhos para Ressignificação de Saberes e Fazeres em Língua Portuguesa e Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental", programas esses sob a coordenação da Supervisão Pedagógica, que tem a frente a prof. Maria das Vitórias Silva Lima.
A acolhida aos presentes foi feita pela gestora, a prof. Ana Lúcia, dando as boas vindas e distribuindo o texto "Oração da Escola", do Pe. Fábio de Melo (veja o vídeo abaixo).
Eis a pauta da Jornada Pedagógica:

1º Dia: 

1. Acolhida - Oração da Escola (vídeo com o Pe. Fábio de Melo)
2. Avaliação do 1º Bimestre Letivo
3. Avaliação do Plano de Metas
4. Informes a respeito do  programa "Escolas Mediadoras de Leitura" e da formação continuada "Caminhos    para Ressignificação de Saberes e Fazeres em Língua Portuguesa e Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental".
5. Divulgação dos títulos escolhidos no PNLD, para o ano letivo de 2013.
6. Análise do quadro de rendimento do primeiro bimestre, do 4° ao 9° Ano, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.
7. Encerramento: Dinâmica do Presente

2º Dia:

1. Acolhida: "Mensagem aos Amigos".
2. Slides - Escolas Mediadoras de Leitura 2012
3. Elaboração do Projeto de Leitura
4. Elaboração do cronograma de desenvolvimento do projeto.
5. Apresentação do Plano de Formação Continuada.
6. Socialização de ideias.
7. Encerramento:
    Mensagem "O sentido" de Rubens Alves
Vídeo trabalhado com os professores:

11 julho 2012

Segundo pesquisador, fazer pausas durante estudo ajuda na memorização


Copiar o conteúdo durante a aula, repetir por horas o mesmo assunto e ter um lugar fixo para estudar parece ser uma receita infalível para qualquer aluno. No entanto, estudos comandados por Robert Bjork, do departamento de Psicologia da University of California, Los Angeles (UCLA), nos Estados Unidos, apontam para o lado contrário do que geralmente se pensa sobre o processo de aprendizagem e memorização.
De acordo com as pesquisas, fazer pausas durante as sessões de estudo ajuda na memorização do conteúdo a longo prazo e variar o local de aprendizado aumenta a possibilidade de recuperação de dados importantes.
O pesquisador diz ainda que as informações são armazenadas na memória quando relacionadas com o que já sabemos e que recuperar memórias é um instrumento de estudo mais poderoso do que estudar um conteúdo novamente.
Diretor do Laboratório de Aprendizagem e Esquecimento (Learning and Forgetting Lab) da universidade, Bjork é especialista em armazenamento de novas informações e formas de retomá-las em nossa mente. No laboratório, são feitos testes sobre a capacidade de aprender e de memorizar no contexto educacional.
Nos anos 1990, Bjork introduziu os estudos sobre "dificuldades desejáveis" (desirable difficulties), no qual explorou, por meio da mudança nos locais e horários de estudo, a forma como armazenamos e lembramos informações. Seus estudos seguem até hoje e ainda surpreendem. Em entrevista exclusiva ao Terra, Bjork fala mais sobre nossa habilidade de guardar e lembrar memórias e sua relação com o aprendizado.
Terra - Quais são as melhores estratégias para aprender algo? O que os estudos recentes mostram sobre a melhor maneira de memorizar o que aprendemos?
Robert Bjork - É importante entender que não aprendemos somente quando nos expomos à informação que queremos saber. Novas informações são armazenadas em nossa memória quando as relacionamos com o que já sabemos. Isso requer que notemos essas relações e interpretemos ativamente o que tentamos aprender. Igualmente importante é praticar a recuperação da informação que desejamos lembrar. Quando geramos informações a partir de nossas memórias, tornamos a informação recuperada muito mais fácil de ser relembrada no futuro. O ato de recuperar é poderoso no aprendizado - consideravelmente mais poderoso do que estudar as informações novamente. Precisamos ser agentes ativos no processo de aprendizagem, não aparelhos gravadores passivos.
Terra - Como nossa memória trabalha para aprender novos dados?
Bjork - Pela associação desses dados com o que já sabemos. Nossa capacidade de armazenar informações em nossa memória é ilimitada, e aprender novas informações aumenta essa capacidade, em vez de ocupá-la por completo. Quanto mais sabemos sobre algum assunto, mais maneiras surgem de ligar a nova informação ao que já sabemos.
Terra - Como o lugar onde estudamos influencia no processo de aprendizagem? Por que seria melhor variar esse local? 
Bjork - Enquanto nossas memórias são ilimitadas do ponto de vista do armazenamento, somos consideravelmente limitados do ponto de vista da recuperação de dados. Muitas das informações em nossas memórias não podem ser relembradas em circunstâncias normais. O que é possível ou não de ser lembrado em nossa memória depende das marcas do contexto ambiental, interpessoal, emocional ou físico daquele momento.
Então, quando estímulos de algum teste ativam sinais que estavam presentes no tempo do estudo, nossa habilidade de relembrar a informação estudada é aumentada. Mesmo marcas restabelecidas pelo meio - ou seja, se imaginar de volta na situação do aprendizado - pode ajudar a relembrar. Quando algo é estudado duas vezes, parece que a habilidade de relembrá-lo é aumentada se a informação tiver sido estudada em lugares diferentes.
Terra - Por que isso acontece? 
Bjork - O porquê disso não é entendido por completo. Mas variar a localização de um primeiro para um segundo ambiente, provavelmente, faz duas coisas: enriquece a codificação, levando o aluno a codificar a informação de alguma forma diferente durante a segunda sessão de estudo; e enriquece a recuperação, fornecendo dois contextos diferentes que podem ser mentalmente restituídos na hora da prova.
Terra - Normalmente, fazemos uma pausa quando trocamos de assunto durante os estudos. Isso melhora a capacidade de memorização? 
Bjork - O que precisamos evitar é a "prática em massa", que significa estudar a mesma informação repetidamente sem fazer uma pausa entre as sessões de estudo. Dar um tempo entre as sessões de estudo melhora a memorização a longo prazo, às vezes de forma substancial. Quando há múltiplas coisas a serem aprendidas, as horas de estudo dessas coisas devem ser intercaladas, não fechadas em blocos de assuntos.
Terra - Qual a melhor forma de fazer anotações durante as aulas?
Bjork - Notas devem ser feitas somente de forma alternada e em comentários, em vez de maneira literal. A pior coisa que pode ser feita durante os estudos é entrar no modo taquígrafo de tribunal - isto é, tentar copiar tudo da maneira como foi dito. Isso reprime o aprendizado. Um taquígrafo pode gravar tudo que foi dito em um dia ou em um julgamento e depois, no final do dia, não ter nenhuma ideia de sobre o que era o caso.
Terra - É verdade que apagamos de nossa memória coisas que aprendemos há muito tempo?
Bjork - Não é verdade. Informações muito antigas permanecem em nossas memórias, mas se tornam inacessíveis e impossíveis de serem relembradas, a não ser que elas continuem sendo acessadas e usadas.

Fonte: www.terra.com.br

03 julho 2012

Família São Francisco convida para o Arraiá da Escola no dia 06 de julho

Estamos aqui agora
Somente para lhe convidar
Para a nossa festa julina
Que vamos realizar
Venha ser nosso parceiro
Participe do nosso arraiá

Venha brincar e sorrir
Nessa festa animada
Esperamos o jovem, o idoso
Traga também a criançada
Teremos a rainha do milho
E quem sabe o rei da cocada?

Esperamos todos vocês
Para a grande festança
Você vai se divertir
Como faz uma criança
Traga o marido e a mulher
Convide a sua vizinhança

Para que você não esqueça
Aqui vamos repetir
No dia 06 de julho
Para o Ginásio pode ir
Tem quadrilha e pescaria
Para você se divertir

Será uma festa bonita
Com canjica, milho e pamonha
E muitas comidas típicas
Do jeito que você sonha
Será às dezoito horas
Tão logo o Sol se ponha

A sua senha valerá
Para um sorteio surpresa
Tem barracas de comidas
Reserve já sua mesa
Será uma noite de alegria
Você gostará, com certeza!
(Ana Lúcia)