08 abril 2012

Feliz Páscoa


A Páscoa sempre representou a passagem de um tempo de trevas para outro de luzes, isto muito antes de ser considerada uma das principais festas da cristandade. 
A palavra "páscoa" – do hebreu "peschad", em grego "paskha" e latim "pache" significa "passagem", uma transição anunciada pelo equinócio de primavera (ou vernal), que no hemisfério norte ocorre a 20 ou 21 de março e, no sul, em 22 ou 23 de setembro. A Páscoa anunciava o fim do inverno e a chegada da primavera.

Para entender o significado da Páscoa cristã, é necessário voltar para a Idade Média e lembrar dos antigos povos pagãos europeus que, nesta época do ano, homenageavam Ostera, ou Esther – em inglês, Easter quer dizer Páscoa.  
Ostera é a Deusa da Primavera, que segura um ovo em sua mão e observa um coelho,símbolo da fertilidade, pulando alegremente em redor de seus pés nus. 
A deusa e o ovo que carrega são símbolos da chegada de uma nova vida. Ostera equivale, na mitologia grega, a Persephone. Na mitologia romana, é Ceres.

Ostera representa o renascimento da terra. 
Muitos de seus rituais e símbolos estão relacionados à fertilidade. Ela é o equilíbrio quando a fertilidade chega depois do inverno. É o período que a luz do dia e da noite têm a mesma duração. 
Ostera é o espelho da beleza da natureza, a renovação do espírito e da mente. 
Seu rosto muda a cada toque suave do vento. A Páscoa foi adaptada e renomeada pelos cristãos, do feriado pagão  Festival de Ostara, da maneira que melhor lhe convinha na época assim como a tradição dos símbolos do Ovo e do Coelho. 

Para nós, os cristãos, o centro de nossa fé será sempre Cristo que morreu e ressuscitou para nos mostrar que o Reino de Deus pregado por Ele está presente e vivo entre nós. A utopia de um mundo irmão, de paz e solidariedade é possível e é esse Reino.
 

Páscoa portanto, é o sim ao AMOR e à VIDA.
É investir na fraternidade lutando por um mundo melhor vivenciando a solidariedade.
Neste tempo de trégua, visitemos nosso interior. 

Tentemos nos fazer um pouco melhor.

Tentemos difundir a paz depois de encontrá-la dentro de nós
Exijamos de nós a mudança antes de apontarmos nosso semelhante.
Que a alegria seja a eterna companheira.

A todos que fazem a Escola Estadual São Francisco (alunos, professores, pais ou responsáveis, funcionários) aos leitores e visitantes, deste espaço,desejamos uma
 PÁSCOA DE LUZ, 
RENOVAÇÃO,
HARMONIA, 
RENASCIMENTO,
FELICIDADE 
PAZ !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua visita, volte sempre!
Seu comentário sobre a postagem é muito importante. Deixe sua opinião, sua impressão e também sua sugestão!