08 abril 2012

Escolas realizam a Via Sacra do Estudante

Alunos das escolas da zona urbana deste município participaram no dia 4 (sexta) da Via Sacra do Estudante. Esse momento de fé, oração e meditação contou com a presença de educadores, funcionários, alunos e toda a sociedade Lajespintadense. Além destes, a Via Sacra também pode contar com instituições de Saúde, devido o tema da Campanha da Fraternidade.
Este ano, a campanha tem como tema “Fraternidade e Saúde Pública” e lema: “Que a saúde se difunda sobre a terra” (cf.Eclo 38,8). O objetivo geral da Campanha da Fraternidade de 2012 é “Refletir sobre a realidade da saúde no Brasil em vista de uma vida saudável, suscitando o espírito fraterno e comunitário das pessoas na atenção dos enfermos, e mobilizar por melhoria no sistema público de saúde” (p. 12 do Texto-Base).
A Via Sacra do Estudante já é tradicionalmente celebrada nesta cidade há 22 anos. 
A primeira Via Sacra do Estudante desta cidade foi realizada pela Escola Estadual Virgílio Furtado no ano de 1990, que tinha à frente a prof. Elza Ferreira Gomes de Morais (Diretora) e o prof. José Jorge de Oliveira (Coordenador), tendo como mentora a Sra. Aparecida Borges (im memorian) tendo se estendido para as demais escolas até os dias atuais.
A devoção da Via Sacra nos dias atuais consiste em refletir sobre os últimos dias do Senhor Jesus, mais conhecidos por PAIXÃO DE CRISTO. Jesus foi julgado pelo Tribunal de Pilatos e condenado à Morte e a Paixão de Cristo retrata o percurso até o Monte Calvário.
O organização da Via Sacra fica a cargo das escolas urbanas em consonância com a Igreja Católica. Após discussões destas instituições, foi acordado que no ano de 2012 a Via Sacra seria realizada no horário da manhã. Geralmente a mesma acontecia à tarde e quando alguns reclamavam do calor excessivo, em especial neste ano. Após a celebração das estações em cada estabelecimento responsável (no caso de nossa Escola, ficamos com a V e VI Estação), todos saíram em caminhada pelas ruas da cidade, até a sede da Igreja, culminando com uma missa celebrada pelo Pároco local, Pe. Idalmo César.
Ao final da celebração, nossa Escola apresentou uma coerografia da música "Aos Olhos do Pai", que teve a coordenação da Prof. Fabiana e foi apresentada por algumas alunas do estabelecimento e logo em seguida, as alunas Dayane (8º Ano) e Kelly (7º Ano) declamaram um poema sobre a Campanha da Fraternidade, escrito pela professora da escola, Rosilene Almeida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua visita, volte sempre!
Seu comentário sobre a postagem é muito importante. Deixe sua opinião, sua impressão e também sua sugestão!