06 agosto 2012

OLPEF - Escolas realizam oficinas com diversos materiais

Olimpíada de Língua Portuguesa - Escrevendo o Futuro
A professora Márcia Pinton Girardi, de Santa Maria (RS), começou a realizar as oficinas da Olimpíada com seus alunos em junho. A unidade em que leciona, a Escola Municipal Major Tancredo de Moraes, ainda não havia recebido a edição 2012 dos Cadernos do Professor com as orientações para o trabalho. Ela não quis esperar e resolveu iniciar as atividades com os Cadernos da edição de 2010: “fui até a secretaria municipal e falei com a coordenadora de língua portuguesa e ela me disse que poderia utilizar o material da Olimpíada anterior”. Márcia e a coordenadora fizeram bem, pois o conteúdo e as orientações dos Cadernos da edição 2012 são os mesmos da edição 2010, conforme tem sido divulgado na Comunidade Virtual. O que há de diferente são apenas alguns textos literários que foram substituídos.
Muitos professores têm entrado em contato com a equipe da Olimpíada para solicitar a mais recente edição dos Cadernos do Professor, afirmando que não conseguem começar as atividades sem esses novos materiais. Segundo Sônia Madi, coordenadora da Olimpíada, não é preciso esperar a chegada deles para dar início às oficinas: “os professores podem e devem utilizar as edições anteriores desses Cadernos, que foram enviadas para todas as escolas públicas brasileiras em 2010”. Ela sugere que professores verifiquem se a Coleção 2010 está com a direção ou na biblioteca da escola, ou na secretaria de educação do município. De acordo com a coordenadora, as novas edições dos cadernos com orientações podem não chegar às escolas a tempo de preparar os alunos para a escrita do texto. Apesar disso, Sônia ressalta que nada impede o professor de realizar as oficinas consultando os Cadernos pela Internet, na Comunidade Virtual. “Ainda há tempo para desenvolver as oficinas e produzir os textos. As escolas têm até o dia 3 de setembro para selecionar e enviar as produções à Comissão Julgadora Municipal.”
Foi isso o que fez o professor Cícero Pereira Leite, de Salgueiro (PE). Ele consultou e utilizou todos os materiais na Comunidade Virtual Escrevendo o Futuro, o portal da Olimpíada. “Foi excelente e simples trabalhar assim. O material facilitou o trabalho, pois é de fácil localização e vem num formato que não ocupa espaço físico. Até coloquei como sugestão para outros professores buscarem tudo o que precisam na Comunidade Virtual”, afirma. Na escola de Cícero, o Centro de Ensino Municipal Paulo Fernando dos Santos, há três professores participando da Olimpíada. Logo ao voltar das férias, Cícero realizou a primeira oficina de poesias para seus alunos de quinto ano. Ele também sugere que os professores incentivem os alunos a visitarem a Comunidade Virtual da Olimpíada para que leiam e ouçam alguns poemas escritos por alunos semifinalistas da edição de 2010. Para conhecê-los, clique aqui.
Outra professora que não perdeu tempo foi Silmara Regina Colombo, de Sertãozinho (SP). Ela explica que em sua escola a Coleção da Olimpíada fica com a coordenação pedagógica e qualquer professor pode consultar. Em Sertãozinho, todas as escolas têm o kit, que também é utilizado independentemente do concurso. “No ano passado, trabalhei o artigo de opinião com meus alunos do primeiro colegial num outro projeto aqui da cidade, seguindo as orientações dos cadernos. A sequência didática é muito clara. Não há necessidade do novo material.” Silmara, que participa da Olimpíada desde 2008, sempre na categoria poema, diz que também consulta os Cadernos na Internet para preparar suas aulas. “Uso tanto o material impresso quanto o virtual”, disse ela.
Além da Coleção da Olimpíada, é possível consultar na Comunidade Virtual outras publicações do programa que ajudam a realizar o trabalho em sala de aula. Entre eles (clique nos nomes para acessar diretamente), estão vários números da revista Na Ponta do Lápis e as publicações O que nos dizem os textos dos alunos?, os 4 Gêneros em cartaz e o CD-ROM Avaliação de Textos, materiais também enviados às escolas.
Conheça os critérios para a avaliação dos textos e as orientações para a realização da Comissão Julgadora Escolar clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua visita, volte sempre!
Seu comentário sobre a postagem é muito importante. Deixe sua opinião, sua impressão e também sua sugestão!