12 março 2012

E. E. São Francisco e IFRN: Parceria em busca de melhorias na Educação e capacitação dos professores


Antes mesmo de iniciar o ano letivo de 2012, nossa Escola já buscou parcerias com outras instituições. Além da Jornada Pedagógica ter reunido os professores das duas escolas da rede estadual e também da rede municipal de ensino, através de ofício encaminhado ao Diretor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), conseguimos que aquela instituição nos enviasse cinco profissionais da educação, para uma capacitação dos professores, que aconteceu no 2º dia da Jornada (dia 24/02), visando melhorar a prática pedagógica em sala de aula: a pedagoga Rita de Cássia Rocha, a professora de Linguística Cristiane Maria Praxedes de S. Nóbrega,  a professora  de Matemática Sílvia Regina Pereira de Mendonça, o professor de Ciências Humanas Alberto Alexandre Lima de Almeida e o professor de Ciências José Ferreira da Silva Júnior. Os mesmos desenvolveram oficinas com professores das áreas específicas de matemática, ciências, lingua portuguesa e ciências humanas. Os professores do ensino polivalente foram divididos também por área e puderam participar das oficinas desenvolvidas pelos professores do IFRN, a quem agradecemos por esta parceria.
Na oficina de linguagens, a professora Cristiane Nóbrega trabalhou o tema "Os Aspectos Teóricos e Práticos da Lingua na Gramática", onde abordou a importância de trabalhar o texto e a interpretação textual.
Na oficina de Matemática, a professora Silvia trabalhou maneiras diversificadas para que o aluno obtenha sucesso na aprendizagem matemática, utilizando material lúdico de envolver o mesmo, tais como: o tangram, o jogo da velha, o material dourado, entre outros recursos que podem auxiliar o professor em suas aulas.
Na área de ciências humanas, o professor apresentou um projeto voltado para a cidadania, destacando pontos como a democracia no ambiente escolar e ainda apresentou na prática o dominó geográfico.
Já o professor Ferreira demonstrou através de experimentos que aprender ciências, química e física não é tão complicado como se imagina.
Registramos aqui o reconhecimento àquela Instituição, através de nosso agradecimento ao IFRN. São atitudes como esta que realçam nossa empenho em encontrar meios de que, com estas parcerias, possamos melhorar o nosso fazer pedagógico, o nosso relacionamento com outras instituições, o que nos move no sentido de perpetuar cada vez mais esta parceria.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua visita, volte sempre!
Seu comentário sobre a postagem é muito importante. Deixe sua opinião, sua impressão e também sua sugestão!