02 março 2012

Livro cita desafios na formação do educador


A função de professor nunca foi tão desvalorizada no Brasil. Uma pesquisa recente da Fundação Carlos Chagas revela que apenas 2% dos estudantes do ensino médio desejam cursar algum tipo de licenciatura. Ao mesmo tempo, segundo estimativas do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o déficit de professores com formação adequada à área que lecionam chega a 710 mil. Existe solução para esses problemas?

Segundo o educador Ruy Cezar do Espírito Santo, o ponto de partida para sanar tal situação é humanizar a formação docente. Na obra Desafios na formação do educador - Retomando o ato de educar , o autor explicita os valores que, de acordo com seus mais de 40 anos de experiência na área, devem nortear a educação em todos os níveis. Combativo, ele denuncia o conhecimento bancário apontado por Paulo Freire como grande obstáculo à formação de seres humanos éticos e críticos. 

Ao longo de 21 capítulos, Ruy aborda temas como a relação professor-aluno, a questão da tecnologia em sala de aula, a importância do ensino de artes e a ligação vital entre escola e comunidade. Para o autor, "não basta um especialista ou um diplomado em determinada área para que conteúdos sejam trazidos para a sala de aula. Cada um de nós tem um potencial criador a ser despertado pelo verdadeiro educador, nas distintas áreas do conhecimento".Um dos maiores problemas apontados por Ruy na educação brasileira é a mera reprodução de conteúdos, sem que os alunos questionem os porquês de determinado assunto ou matéria. Além disso, a falta de vínculos afetivos entre professores e alunos constitui, segundo o autor, um grave problema. 
Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua visita, volte sempre!
Seu comentário sobre a postagem é muito importante. Deixe sua opinião, sua impressão e também sua sugestão!