09 março 2012

SEEC/RN vai oferecer aceleração nos estudos pela metodologia do Telecurso


Secretaria Estadual da Educação vai oferecer a jovens e adultos a oportunidade de recuperarem o tempo perdido, eliminando distorção idade/aluno, com a aceleração dos estudos pela via da metodologia do Telecurso.
Durante a Reunião do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), nesta quinta (8), a governadora Rosalba Ciarlini, a secretária estadual da Educação, Betania Ramalho, o superintendente executivo da Fundação Roberto Marinho, Nelson Savioli, e a gerente de Educação da Fundação Roberto Marinho, Vilma Guimarães, formalizaram a implementação do programa de Telecurso.
Na primeira fase, o programa irá atender a 10.500 alunos que irão acompanhar as aulas nas Escolas da rede estadual da Educação. A primeira fase também contempla a formação de 500 educadores dentro da metodologia do Telecurso.
Também na primeira fase, 500 educadores A formalização da implementação do programa de Telecurso acontece.
Alunos do segmento de Educação de Jovens e Adultos (EJA) também vão participar do programa, que tem previsão de começar em abril deste ano.
O programa estará presente em dez Diretorias Regionais de Educação (Direds): Natal, São Paulo do Potengi, Ceará-Mirim, Macau, Angicos, Açu, Mossoró Umarizal, Pau dos Ferros e João Câmara. A reunião do Consed acontece no Hotel Pirâmide, em Natal – Via Costeira.

 
Metodologia com Cultura Popular
A metodologia do Telecurso propõe uma aprendizagem contextualizada e colaborativa. Sua concepção pedagógica utiliza a cultura popular e explora as peculiaridades e regionalismos para trazer a vida para dentro da sala aula. O papel do professor é fundamental no Telecurso. É dele a missão de mediar a aprendizagem e motivar o aluno.
A organização curricular do Telecurso é modular e sua metodologia trabalha a construção coletiva do conhecimento, correlaciona conceitos com o cotidiano, possibilita uma abordagem interdisciplinar e gera o prazer de aprender.
Com aulas presenciais, o Telecurso utiliza em sala de aula um material elaborado especialmente para o programa, por alguns dos mais experientes educadores, mestres e doutores das principais universidades brasileiras. A tecnologia educacional Telecurso e o seu material didático são reconhecidos nacional e internacionalmente como uma tecnologia que promove qualidade na educação, tendo sido implementada em mais de 30 mil salas de aula e beneficiado mais de seis milhões de pessoas em todo o Brasil.
O índice de aprovação do Telecurso, que chega a mais de 90%, é um dos principais motivos que levaram os governos estaduais do Rio de Janeiro, Acre, Amazonas, Pernambuco e o município de Belo Horizonte a adotarem o programa como política pública de ensino.
O Telecurso® é uma iniciativa conjunta da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e da Fundação Roberto Marinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua visita, volte sempre!
Seu comentário sobre a postagem é muito importante. Deixe sua opinião, sua impressão e também sua sugestão!