26 março 2012

Escola realiza encontro com os pais para falar sobre o Programa Saúde na Escola (PSE)

Na tarde de quinta-feira (22) reuniram-se na E. E. São Francisco pais, professores, equipe gestora, funcionários e a enfermeira do PSE (Programa Saúde na Escola), responsável pelo monitoramento do Programa no município, a enfermeira Vanessa Umbelino, com o objetivo de apresentar e discutir o Programa do Governo Federal com o qual foram contempladas as Escolas São Francisco e Virgílio Furtado.
Após a abertura pela gestora, que deu as boas vindas a todos explicando o motivo da convocação para o encontro, a mesma solicitou a leitura de um texto (JUNTOS CONSTRUÍMOS), que foi feita pela professora Aláíde Lopes.
Logo a seguir, a palavra foi passada para que a enf. Vanessa explicasse o que é o programa e como ele vai funcionar na Escola, nos próximos meses, solicitando o apoio e o incentivo dos pais para o desenvolvimento do mesmo.

Apesar de já existir desde o ano de 2007 Brasil e já a alguns anos no município, somente este ano as escolas da rede estadual tem acesso ao mesmo. O programa Saúde na Escola tem como objetivo principal contribuir com a formação integral dos estudantes da educação básica por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfraquecimento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.
Eis abaixo o texto sobre o qual foi feito uma reflexão:

Um colocava o tijolo,  
Outro passava a massa.  
Um era desesperança,  
Outro levava esperança.  
Um fugia do futuro,  
     Outro contava o presente.  
Um queria parar,  
Outro ajudava a andar.  
Assim, trabalhando,  
Juntos seguiam.  
Forças somadas,   
Trabalhos divididos,   
Destinos confundidos.  
Juntos seguiam  
Assim trabalhando.  
Olhei os dois pedreiros:  
Um pondo o tijolo.  
Outro alisando a massa.  
Um remoendo tristezas,   
Outro descobrindo alegrias.  
Os dois trabalhando.  
Construindo juntos.  
E a casa subindo… subindo.  
Casa pronta. Beleza de casa!  
Os dois se abraçam:  
- Não foi fácil?  
- Fácil porque você me fazia   
andar quando eu queria parar.  
- Obrigado companheiro.  
Afinal,       
JUNTOS CONSTRUÍMOS! 


CONHEÇA O QUE É O PSE:

O Programa Saúde na Escola - PSE instituído pelo Decreto Presidencial nº 6.286/2007, surgiu como uma política intersetorial entre os Ministérios da Saúde e da Educação, na perspectiva da atenção integral (prevenção, promoção e atenção) à saúde de crianças, adolescentes e jovens do ensino público básico, no âmbito das escolas e unidades básicas de saúde, realizadas pelas Equipes de Saúde e educação de forma integrada.
De acordo com o decreto as diretrizes e objetivos do PSE evidenciam que, mais do que uma estratégia de integração das políticas setoriais, ele se propõe a ser um novo desenho da política de educação em saúde que:
• trata a saúde e educação de forma integral e como parte de uma formação ampla para a cidadania e o usufruto pleno dos direitos humanos;
• permite a progressiva ampliação das ações executadas pelos sistemas de saúde e educação com vistas à atenção integral à saúde de crianças, adolescentes e jovens e à educação em saúde;
• promove a articulação de saberes, a participação de alunos, pais, comunidade escolar e sociedade em geral na construção e controle social da política.
A implementação do Programa Saúde na Escola prevê a realização de diversas ações articuladas pelas equipes de saúde e de educação com o objetivo de garantir atenção à saúde e educação integral para os estudantes da rede básica de ensino. Para facilitar a execução das ações, o programa foi organizado em cinco componentes.
A seguir serão detalhados os componentes e o elenco mínimos de suas ações, o que possibilita a inclusão de novas ações, de acordo com a realidade de cada município.
É importante lembrar que cada uma das ações deve ser desenvolvida na escola de modo mais articulado possível, aproximando e integrando os profissionais entre si, com os estudantes e a comunidade.

COMPONENTES DO PROGRAMA

COMPONENTE I - Avaliação clínica e psicossocial.

Onde se organizam as ações de atenção integral á saúde dos estudantes, através da avaliação das condições de saúde de crianças, adolescentes, jovens e adultos que estão matriculados na rede básica de ensino, São três atividades conjuntas: a avaliação clínica e psicossocial; a avaliação nutricional; e a avaliação da saúde bucal. Estas são ações estratégicas a serem desenvolvidas pelos profissionais das Equipes de Saúde da Família (ESF) juntamente com a equipe escolar.

COMPONENTE II - Ações de promoção da saúde e prevenção das doenças e agravos.

A escola é um espaço social importante para construção de uma sociedade democrática. Logo, as crianças, adolescentes e jovens devem participar das decisões que ocorrem no cotidiano da escola, como por exemplo, na elaboração de um plano de ação em saúde, que pode ser incluído no Projeto Político-Pedagógico das escolas.
As ações estratégicas para a promoção da saúde na escola são: Ações de Promoção da Saúde e Prevenção de doenças e agravos; Promoção da Alimentação Saudável; Promoção da atividade física; Educação para a saúde sexual e reprodutiva; Prevenção ao uso do álcool, tabaco e outras drogas.

COMPONENTE III - Educação permanente e capacitação de profissionais da Educação e Saúde e de jovens para o PSE;

Neste componente está prevista a realização de educação permanente de Jovens para Promoção da Saúde e Educação permanente e capacitação de profissionais da educação nos temas da saúde e constituição das equipes de saúde que atuarão nos territórios do PSE. O projeto de Formação Permanente tem sido elaborado a partir de três eixos: gestão da formação, operacionalização e organização dos diferentes formatos de formação.

COMPONENTE IV - Monitoramento e avaliação da saúde dos estudantes

O monitoramento e avaliação da saúde dos estudantes são fundamentais para a o direcionamento das ações de saúde e educação. Com os resultados do monitoramento é possível a reorganização das ações e atividades com foco maior nas necessidades reais dos estudantes, adequando ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, além de orientar o redirecionamento de investimentos e projetos. Para isso, é necessário realizar periodicamente inquéritos e pesquisas nacionais e regionais sobre fatores de riscos e proteção à saúde dos estudantes.
Uma série de ações já está sendo desenvolvida: Encarte Saúde no Censo Escolar (INEP/MEC); Pesquisa Nacional Saúde do Escolar (PeNSE/MS); Sistema de Monitoramento do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (PN DST/Aids e Unesco), e Pesquisa Nacional do Perfil Nutricional e Consumo Alimentar dos Escolares (FNDE).
Destacamos duas iniciativas: a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (Pense), que é amostral e tem como foco os jovens estudantes de 13 a 15 anos, e aborda: o perfil socioeconômico, alimentação, atividade física, cigarro, álcool e outras drogas, situações em casa e na escola, saúde sexual, segurança, saúde bucal, e imagem corporal. Esta pesquisa foi realizada em parceria com o IBGE e aplicada nas 27 capitais, em escolas públicas e privadas. A segunda é o Encarte Saúde no Censo Escolar (Censo da Educação Básica) elaborado e aplicado no contexto do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE) desde 2005; consiste em cinco questões ligadas mais diretamente ao tema de DST/Aids. Os municípios e estados podem e devem organizar-se para apropriar-se dessas informações e organizar inquéritos e pesquisas locais.

COMPONENTE V - Monitoramento e avaliação do PSE.

E o quinto componente se refere ao Monitoramento e avaliação do programa, que será realizada por meio de coleta de informações diretamente com as equipes, através de um formulário eletrônico, que será disponibilizado periodicamente para preenchimento.
Outro processo desse monitoramento se dá através do sistema SIMEC/PSE, que é direcionado para as ações realizadas nas escolas, desenvolvido pelo Ministério da Educação.

21 março 2012

Equipe do PPS realiza palestra em nossa Escola

A Escola Estadual São Francisco recebeu ontem (20), nos turnos Matutino e Vespertino, a equipe do PPS (PROGRAMA DE PROMOÇÃO À SAÚDE) deste município, que ministrou palestra com alunos deste estabelecimento de ensino. Composta por Andreza Feitoza (Assistente Social), Andressa Marinho (Fisioterapeuta), José Alcides Júnior (Enfermeiro) e Maria do Socorro Alves (Agente de Saúde), a equipe trabalhou o tema "Dengue", esclarecendo as causas e consequências de ocorrências de epidemias da Dengue, em suas formas clássica ou hemorrágica e chamando a atenção para a importância dos hábitos de higiene como forma de mater a saúde e prevenir as doenças.
Em seguida, foi exibido o vídeo "A turma do Bairro em Sai Fora Dengue".
Assim, agradecemos a equipe que, com suas ideias, contribuições e sugestões, viabilizaram a construção de um caminho alternativo para a inserção do componente educativo nas ações de saúde coletiva.


Tem início hoje as inscrições para o PROITEC do IFRN

 
A Pró-reitoria de Ensino publicou nesta quarta-feira (15) o Edital do ProITEC - Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania 2012. O Programa tem o objetivo de reforçar a aprendizagem dos alunos da rede pública de ensino, que poderão aproveitar o resultado obtido nas provas do ProITEC para se candidatar a uma vaga em algum dos cursos técnicos de nível médio integrado do IFRN.
Podem se inscrever no ProITEC alunos que tenham cursado do 6º ao 8º ano (antigas 5ª, 6ª e 7ª séries), exclusivamente, em escola da rede pública de ensino e estejam matriculados no 9º ano (antiga 8ª série) do ensino fundamental também em escola da rede pública.
As inscrições para o ProITEC poderão ser feitas a partir das 14h de 21 de março até as 22h do dia 22 de abril, pela internet, em link disponibilizado através do site do IFRN. Os candidatos que não tiverem acesso à internet poderão realizar a inscrição em qualquer um dos campi do Instituto em horários listados no Anexo I do Edital.
A taxa de inscrição é de R$ 20 (que devem ser pagos até 23 de abril), mas o aluno que estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e for membro de família de baixa renda ( de acordo com o decreto nº. 6.135, de 26 de junho de 2007) poderá solicitar isenção da taxa de pagamento no período de 21 de março a 3 de abril. A solicitação deverá ser feita no setor de serviço social no campus em que o aluno pretende estudar. O horário de atendimento consta no anexo I do edital. 
No período de 9 a 11 de maio, os alunos inscritos deverão comparecer ao campus onde se inscreveram para entregar a documentação exigida e receber o material didático oferecido pelo programa: um livro texto, acompanhado de DVD contendo as teleaulas gravadas, e um livro de atividades. 
O processo avaliativo do Programa acontece em duas provas: a 1ª avaliação dia 22 de julho e a 2ª dia 30 de setembro.
ProITEC 2012 

20 março 2012

Veja a relação dos Professores pré-selecionados pela PLATAFORMA FREIRE para cursos de Graduação à distância da UFRN

 


PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PREENCHIMENTO DAS VAGAS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO ENSINO A DISTÂNCIA DA UFRN, DOS PROFESSORES COM INSCRIÇÕES VALIDADAS NA PLATAFORMA FREIRE (PARFOR)

O Processo Seletivo estará aberto, exclusivamente para os professores com pré-inscrição na Plataforma Freire do Ministério da Educação, validadas pela Secretaria de Estado da Educação e pelas Secretarias Municipais de Educação.
O Processo Seletivo Simplificado, de caráter classificatório, em fase única, será realizado por meio de análise do tempo de serviço dos professores que concorrem às vagas.
Para participar do Processo Seletivo, o candidato deverá entregar cópia da documentação listada abaixo:
a) Documento de Identificação;
b) CPF; e
c) Portaria de Nomeação da Secretaria Estadual de Educação ou das Secretarias Municipais de Educação, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) ou no Diário Oficial do Município (DOM);

No ato da entrega da documentação, o candidato deverá assinar o Termo de Entrega da Documentação disponibilizado pela COMPERVE.
A documentação deverá ser entregue, no período de 22 a 23 de março de 2012, nos horários de 08h00min às 11h30min e de 14h00min às 17h30min, no Polo de Apoio Presencial onde está vinculado o curso para o qual o candidato concorre à vaga.
Os endereços dos Polos de Apoio Presencial são apresentados no quadro a seguir. 
No caso dos PROFESSORES ABAIXO RELACIONADOS, a documentação deverá ser entregue no Polo de CURRAIS NOVOS/RN.
Polo de Apoio Presencial UAB Currais Novos
Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES/CURRAIS NOVOS/UFRN)
Sítio Totoró, s/n.º, Zona Rural, Cx. Postal 111, Currais Novos/RN
CEP 59380-000


CONFIRA A RELAÇÃO PARA O POLO DE CURRAIS NOVOS/RN

CURSO – CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (LICENCIATURA)

nome_inscrito                                               cpf_inscrito
ANA MONICA BEZERRA DE FARIAS - 498.180.154-87
DIVANA ELIVA OLIVEIRA ALVES - 055.336.804-46
EVA MARIA PEDRO DA SILVA - 937.067.154-49
FRANCINEIDE FERNANDES CORIOLANO MENDES - 596.923.244-00
FRANCISCA DAS CHAGAS DE OLIVEIRA NUNES - 875.578.604-97
FRANCISCA LUANA DE MORAIS - 016.765.374-14
IZA PAULA DE LIRA - 814.048.164-53
JOANA DARC DA SILVA - 535.921.404-00
JOAO DIAS DA SILVA NETO - 737.071.714-34
JOSE CARLOS DANTAS MACIEL - 875.582.114-68
MARIA KELCIMERY DA SILVA - 012.199.184-90
NEIDE PACHECO DA SILVA - 523.330.004-49
ROSLANGELA SOARES DE OLIVEIRA - 637.525.654-20
UMBERTO DE ARAUJO MEDEIROS - 044.823.944-24
VALDINETE TEREZINHA DE OLIVEIRA ALVES - 288.969.044-04
VANUZA DE MORAIS ARAUJO - 096.187.734-00
WHDERIKA MONTEIRO GUIMARAES - 047.117.944-25


CURSO – EDUCAÇÃO FÍSICA (LICENCIATURA)
nome_inscrito                                    cpf_inscrito
ALBERTO DA SILVA DANTAS - 052.018.074-70
ALCINDO ALBERTO GOMES - 405.666.844-20
ANA ROSA GUILHERME - 589.334.924-53
CLODOALDO FARIAS DE ANDRADE - 829.311.194-15
DILMA CARLA DA COSTA - 025.000.994-31
DIOGO PEREIRA DA SILVA - 055.556.894-62
EDUARDO VICENTE SILVA CAMPELO - 059.449.874-05
FABIO JOSE DANTAS SOARES - 838.216.004-20
FERDINANDO ANDRADE DE FARIAS - 828.852.494-04
FERNANDO RODRIGUES DA SILVA - 036.165.494-42
FRACISCO DAS CHAGAS MEDEIROS - 023.361.644-69
FRANCINALVA MARIA DE LIMA MACEDO - 785.321.084-15
FRANCISCO CANINDE DA SILVA - 379.532.064-04
FRANCISCO DANIEL DE MEDEIROS - 021.481.634-69
FRANCISCO EVERTON FARIAS DE LIMA - 043.215.784-00
GIANFRANKLIN DANTAS AZEVEDO - 042.055.464-59
GILDENILSON SOARES DE OLIVEIRA - 814.050.904-30
IZABELA CRISTINA DE OLIVEIRA SILVA - 062.281.244-04
JAFFIA SDENA PEREIRA DO NASCIMENTO - 028.317.254-10
JANIELSON RIBEIRO MAIA - 073.998.334-27
JOAO BATISTA DA SILVA - 664.165.904-68
JONAS OQUERES DE MENDONCA - 913.851.804-04
JOSE EDGAR LIMA DOS SANTOS - 968.974.654-53
JOSE EDMILSON DA ROCHA - 050.398.294-69
JOSE ERIBERTO DA SILVA BEZERRA - 082.768.534-39
JOSE IVANILSON DE OLIVEIRA - 638.644.364-00
JOSE VILMAR FIRMINO - 023.120.764-62
KARLA JANAINA BEZERRA LIMA - 064.355.004-60
LUCIANO COSTA DE ANDRADE - 585.825.924-34
MARCELO RIBEIRO DA SILVA - 051.791.174-45
MARCOS VALFLAN FERREIRA DA SILVA - 328.856.794-68
MARIA DE LOURDES BENTO FERNANDES -607612534-91
MARIA ELBA DE SOUZA - 369292474-72
MARIA IRENE DE CARVALHO - 523031524-53
MARIA ROSIMAR DA SILVA - 055171274-01
MARIA ZELIA DANTAS DA SILVA - 589328794-00
OELSON COSTA - 79216846453
RAIANE RAFAELA DO NASCIMENTO DE CARVALHO ALVES - 05983709437
RODRIGO LIMA DA SILVA - 06025078475
RONAILSON DE LIMA MEDEIROS - 03522158440
ROSEANE IDALINA DA SILVA RANGEL - 67143784400
SANZIA GEINY PAULO DE ALMEIDA - 05010513412
WESCLEI BRUNO DE AZEVEDO SANTOS - 03419469403

CURSO – FÍSICA (LICENCIATURA)
nome_inscrito                                        cpf_inscrito
ALAN KARDEC ROSA REZENDE - 33107220159
JAADIEL ROCHA DOS SANTOS - 03121040499

CURSO – LETRAS (LICENCIATURA)
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ADELMA BARBOSA DA COSTA  - 96636505400
ANA CRISTINA CAMPELO  - 01144262445
ANGELA MARIA DA FONSECA MAIA  - 04007844402
ELIZABETH DE LIMA ALVES  - 05690288411
MARCIA EDNILBA SIMOES DA SILVA  - 01074895460
MARIA DA GUIA BRITO SOUZA  - 03826603400
MARIA JOSE DA SILVA  - 02269739485

CURSO – MATEMÁTICA (LICENCIATURA)
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ERIVANALDO SOARES DA SILVA  - 07689182437
ERIVAN FREITAS DE MEDEIROS  - 04786168483
FRANCISCO CUSTODIO DE LIMA  - 51231948434
FRANCISCO DAS CHAGAS SILVA  - 15498654472
JAILSON ANTUNES DE LIMA  - 04824659485
JOSE EDSON RODRIGUES DA SILVA  - 05589012473
JOSIANE ROCHEMBACK - 04355132900
JOSILENE DE ARAUJO MEDEIROS - 03569264432
MARLENE CLAUDETE DANTAS - 79244823420
MEIRISON FERNANDES DE FARIAS - 01906379432
QUEILA RAMALHO DE MEDEIROS FARIAS - 02527478441
ROSELEIDE FARIAS DOS SANTOS - 42256852253
VICTOR TAVARES RODRIGUES NETO - 02770135422

CURSO – PEDAGOGIA (LICENCIATURA)
nome_inscrito                                                   cpf_inscrito
ADELIA MARIA BARBOSA DE SOUZA - 82886423491
ANA CANDIDA DANTAS DE OLIVEIRA - 19957653415
ANAINA PATRICIA DE MOURA BARACHO - 05032224456
ANA LUCIA DANTAS MACIEL - 96892900453
ANA LUCIA DE OLIVEIRA - 03420229461
ANA MARIA DE ASSIS - 96899735415
ANA MARIA FERREIRA - 41348338415
ANA PAULA DA SILVA - 01020113464
ANA RITA MEDEIROS DA ROCHA - 06856716400
BEONIA FLAVIA DOS SANTOS SILVA - 07137782450
CELIA CRISTINA DE MELO - 45685940491
CHRISTIANE FELY DA SILVA - 02796510409
DAMIANA MARIA DE MEDEIROS - 01281588407
EDIVANIA MARIA SABINO - 04101816417
ELIANE TAVARES DIAS - 85205940425
ELIZABETE MARIA DE SOUZA - 03563164401
ERIKA TATIAANA UMBELINA DE LIMA - 01280727411
FRANCINALVA DA SILVA MELO - 03227319411
FRANCINEIDE MOREIRA DANTAS - 50298321491
FRANCISCA MARIA SILVA DE ARAUJO - 78535778420
GRACE KELLY FERREIRA - 05179275431
IRANILDE MARCIAL GOMES - 91283710463
IRIS DIANA DE MEDEIROS FERNANDES ARAUJO - 87569922468
IVANUEL VALENTIM DA SILVA - 83823697404
IVONE OLIVEIRA ALEXANDRINO - 63863693434
JACIA VERANILZA DE LIRA MARQUES - 05638776427
JANEIDE FELIX DIAS - 04071210486
JARLENE DE SOUZA ESTEVAM - 05860427417
JOSE ERINALDO DA SILVA ARAUJO - 41348478420
JOSEFA LAURINDA DE OLIVEIRA - 40896536491
JOSINEIDE IDALINO DA SILVA - 96647841415
JUCIANE MARIA DE ARAUJO - 44409397400
JUCIELMA PEREIRA DE MACEDO - 03637314401
LUCIA DE FATIMA SILVA - 15494896404
LUCIENE FELIPE DA SILVA - 04405069484
LUZIANI DOS SANTOS GUIMARAES - 02386725499
MARCIA CARLA DE ARAUJO SILVA - 82887667491
MARIA APARECIDA DA SILVA - 77062809420
MARIA DAS GRACAS DE MORAIS SILVA - 87832100400
MARIA DAS GRACAS SILVA BEZERRA - 91282977415
MARIA DAS VITORIAS MARTINS - 01986598497
MARIA DE FATIMA GUEDES - 7376604642
MARIA DE FATIMA MACEDO DOS SANTOS - 07678908415
MARIA DE JESUS DE OLIVEIRA MENDES -  63776090430
MARIA DE LOURDES BEZERRA -  87566443453
MARIA DE LOURDES RODRIGUES - 13035568472
MARIA DILZA DE MEDEIROS VIEIRA - 22144080453
MARIA DIVANI DE MEDEIROS ARAUJO - 44405952434
MARIA DO SOCORRO ALVES DE MORAIS - 93716702404
MARIA DO SOCORRO DOS SANTOS SILVEIRA - 53875265491
MARIA FRANCEILMA MACHADO DOS SANTOS - 05976131417
MARIA GORETE ALVES DA COSTA - 48117633434
MARIA GRACILEIDE DA COSTA - 59554231415
MARIA HELENA DE SOUZA SILVA - 70360995420
MARIA IVANETE DA SILVA MACEDO - 33656991472
MARIA JOSELITA GOMES - 02902813422
MARIA LAURA DE MEDEIROS - 50990616487
MARIA MAGNOLIA DE OLIVEIRA - 73624047434
MARIA ONETE DE MEDEIROS SILVA - 76173062453
MARIA ZULEIDE FERREIRA BRAGA - 44410719491
NADIA DANTAS DE AZEVEDO - 44412266400
PATRICIA MARIA VITURINO - 03547016495
RAIMUNDA ROZINEIDE DE AZEVEDO DANTAS - 62680307453
RENATA JANAINA COSTA DUDA DA ROCHA - 93741693472
RITA DE CASSIA DA SILVA SENA - 87842785449
RITA DE CASSIA NASCIMENTO DA SILVA - 07842188467
ROMEIKA DE OLIVEIRA FREIRE - 01052559476
ROSA NUBIA DIAS DOS SANTOS - 49012428491
ROSIMAR CANDIDO DE MEDEIROS - 66412650482
RUXLEY BERNARDINO DOS SANTOS - 02390794424
SHEILA KATUCIA ALVES DE MEDEIROS - 02988722420
TEREZINHA MARIA DE ARAUJO DANTAS - 00956834450
VERA LUCIA DE AZEVEDO - 85201553400
VITORIA ERENICE DA SILVA BARBOSA CANDIDO - 01213381428














19 março 2012

Escrevendo o Futuro: Abertas as inscrições para a Olimpíada de Lingua Portuguesa


Foram abertas hoje (19) as inscrições para os professores interessados em participar da terceira edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, lançada hoje (19), em São Paulo, pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

Desenvolvida em parceria entre o Ministério da Educação e a Fundação Itaú Social, e a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), a Olimpíada de Língua Portuguesa tem o objetivo de estimular e aprimorar a didática dos professores na disciplina. E, indiretamente, a competição também tem como meta a melhora do aprendizado dos alunos da rede pública de ensino por meio de leituras, de mais contato com o idioma, levando a um melhor desempenho na escrita.

Para o ministro, a olimpíada é um meio de ajuda na formação e motivação dos professores, o que “contribui para a evolução na qualidade da educação, que é a área de maior desafio do país”. Na última edição, houve a adesão de quase a totalidade dos municípios brasileiros, com taxa de 99%. O número de inscritos somou 239.435 professores de 60.123 escolas públicas onde estudam 7 milhões de alunos do ensino fundamental e médio.

As inscrições para as quatro categorias – poema, memórias literárias, crônica e artigo de opinião – deverão ser feitas até 25 de maio, no portal do evento.

Podem participar professores da rede pública e seus alunos do 5º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio e o gênero varia de acordo com o período do curso. Estudantes do 5º e 6º anos participam do gênero poema; do 7º e 8º anos desenvolvem textos de memórias literárias; e do 9º ano do ensino fundamental e 1º ano do ensino médio trabalham com crônica. Os alunos do 2º e 3º ano do ensino médio desenvolvem o gênero artigo de opinião.

No entanto, para que as inscrições possam ser consideradas válidas, deve ocorrer também a adesão da rede pública a qual os interessados estão ligados. Ou seja, nas escolas municipais, o secretário municipal de Educação deve fazer a adesão; e, no caso das estaduais, caberá ao secretário estadual de Educação fazer a adesão.

Haverá três etapas de premiação. Na primeira, professores e alunos escolhidos com os melhores 125 textos de cada gênero vão receber medalhas de bronze, livros e o direito a participar de diversas atividades de formação de acordo com o gênero em que está inscrito, como oficinas de leitura e escrita e visitas culturais durante os encontros regionais de formação. Na etapa seguinte, com 152 finalistas, os selecionados receberão medalhas de prata e um tablet e, as escolas, uma placa de homenagem.

Na conclusão da Olimpíada, prevista para ocorrer em dezembro, com solenidade em Brasília, haverá um total de 20 vencedores que receberão medalhas de ouro e um notebook. Já as escolas ganharão laboratórios de informática com dez microcomputadores e uma impressora junto com um projetor, telão e livros. 
(Agência Brasil)

 OU

 


Escola desenvolve oficinas no primeiro dia de aula

Desde o primeiro dia letivo (01/03), nossa Escola vem desenvolvendo oficinas voltadas para o desenvolvimento de atividades que envolvam o educando, através da metodologia de trabalhar temas, tratando assim de assuntos que auxiliam na formação integral das crianças.
Os temas vem sendo trabalhados em forma de oficinas que são desenvolvidas com os alunos, do 1º ao 9º Ano, adequando-os a cada ano escolar. Infelizmente, pela correria do dia-a-dia,  não temos tido tempo para postar: a acolhida no retorno às aulas, o Dia Internacional da Mulher e o Dia da Poesia, foram temas trabalhados por nós, com a participação efetiva do aluno, na organização de murais, varais poéticos,  sob a coordenação dos professores. No primeiro dia de aula, todos os alunos tiveram a oportunidade de exibir a "cara da escola",  e refletir sobre o personagem mais importante da escola.

18 março 2012

Magistério Estadual receberá os 22,22% de reajuste em março, retroativo a janeiro/2012


Nosso estabelecimento de Ensino recebeu e divulga aqui para, a quem interessar possa, a Nota do Governo do Estado do RN encaminhada ao SINTE/RN e aos Profissionais da Educação da Rede Estadual de Ensino, onde a governadora se compromete a pagar o Piso Salarial Nacional para os profissionais do Magistério. O reajuste de 22,22% que já será implantado no mês de março será retroativo ao mês de Janeiro, para os professores em pleno exercício de sua função. Os aposentados terão direito ao mesmo percentual,  mas o mesmo será dividido em 4 parcelas, a serem pagas à partir do mês de abril.

Leia a Nota na íntegra:

"O sistema estadual de ensino vem passando por um processo de re-estruturação, de modo a assegurar um novo projeto de educação do RN, ainda em construção, de forma dialogada com as escolas da rede estadual de ensino. Entendido como um projeto da sociedade norte-rio-grandense e como uma Política Pública de Qualidade (PPQ), o novo projeto encontra seu foco na escola, na promoção e no acompanhamento do ensino e da aprendizagem. Está pautado no compromisso, no diálogo, no planejamento de metas, ações e resultados a serem construídos e alcançados com o protagonismo dos professores, gestores pedagógicos e demais profissionais da educação.
O Governo fez e fará pela educação. Porque é prioridade! Porque é necessidade da população que mais precisa! Porque é direito constitucional! Na reunião com o SINTE, foram apresentadas as bases do novo projeto, assim como as medidas adotadas para o início do ano letivo e as que serão adotadas no decorrer do ano 2012.
A valorização do magistério é entendida de forma estratégica neste contexto. Para tanto, o Governo assegurou, em 2011, o cumprimento do Piso Salarial Nacional do Magistério. Em 2012 foi anunciado, desde o primeiro dia de aula, o cumprimento do Piso, já no mês de março.
O Governo, em reunião com o SINTE-RN, renovou o seu chamado a um novo modelo de relacionamento com o Sindicato, pautado no correto e produtivo diálogo. Queremos a colaboração ativa do magistério na construção das novas políticas educacionais, compromisso e entusiasmo renovados, em cada escola e em cada sala de aula, no esforço de se qualificar mais para ensinar melhor. Não queremos perda de aula para os alunos! As ações reivindicatórias que se pautam na perda de aula corroem a possibilidade da qualidade da educação; geram desesperança e descontentamento por parte da comunidade escolar; nega ao aluno o direito a aprender pela precariedade da reposição das aulas. Em torno a estes propósitos, estabeleceremos alianças. As dificuldades são inúmeras e históricas. Apenas em conjunto poderemos superá-las.
Apresentamos, a seguir, pontos importantes para a Valorização do Magistério e para a Melhoria da Qualidade da Educação no ano de 2012. No final, a nova tabela salarial de acordo com o Piso Nacional e o PCCR do RN.

Pagamento do Piso Salarial Nacional para os Profissionais do Magistério: O Governo do Estado cumprirá o Piso Salarial Nacional, mais uma vez! Anunciado pela Governadora Rosalba Ciarlini, de forma pública, tão logo confirmação do MEC, está assegurado no mês de março o índice de aumento salarial na ordem de 22,22% (reajuste do custo-aluno FUNDEB), com reflexos no PCCR. Acrescido aos 34% concedidos em 2011 o atual aumento totaliza 63,77% acumulados, nos últimos 06 meses, o que contrasta com o reajuste concedido aos professores de 7,15% no período 2007 – 2010. Tal aumento será concedido a partir do mês de março aos Profissionais do Magistério, seguindo o que trata o Artigo 2º §2º da Lei. 11.738/2008”.
“Por profissionais do magistério público da educação básica entendem-se aqueles que desempenham as atividades de docência ou as de suporte pedagógico à docência, isto é, direção ou administração, planejamento, inspeção, supervisão, orientação e coordenação educacionais, exercidas no âmbito das unidades escolares de educação básica, em suas diversas etapas e modalidades, com a formação mínima determinada pela legislação federal de diretrizes e bases da educação nacional”.

O pagamento incidirá, já no mês de março, para todos os professores lotados na educação (Escolas, DIREDs e SEEC), devidamente regularizados no rol. Os que não estão regularizados no rol têm o prazo de 30 dias para regularizarem a sua situação junto à COAPRH e serem lotados em alguma escola. Após a regularização, passarão a receber o reajuste. 
Quantos aos inativos terão o mesmo reajuste pagos em 4 parcelas iguais a partir do mês de abril. 
Os professores do Quadro Suplementar também terão direito ao piso nos mesmos termos dos demais.
Sobre a composição da jornada de trabalho que estabelece limite máximo de 2/3 (dois terços) da carga horária para o desempenho das atividades de interação com os educandos, em razão da judicialização (Hora Atividade), aguardaremos decisão judicial.
Promoções verticais: serão pagas em março as promoções solicitadas em 2006, em abril as de 2007, em maio as de 2008, em junho as de 2009, as julho as de 2010, em agosto as de 2011 e em setembro as de 2012. Ainda pendente o pagamento do retroativo a definir data.
Promoções horizontais: será definida nova Comissão para construir a proposta;
Contratação de professores concursados seguindo quadro de demanda das escolas: serão efetivados, inicialmente, 1000 professores e 13 de Apoio Pedagógico;
PCCR: será instituída Comissão para retomar o assunto;
Plano Estadual de Educação: será instituída comissão para coordenar a elaboração do plano;
Plano de recuperação da infraestrutura das escolas: ver documento a ser disponibilizado pelo Setor de obras e construções da SEEC.

As ações apresentadas expressam apenas parte das atividades da SEEC em prol da educação.
Esperamos contar com a participação ativa do magistério. Segue anexo, nova tabela salarial."

Governo do RN publica no D.O.E uma lista de 1013 convocados (professores e especialistas) que foram aprovados no concurso público

 
O Governo do Estado do Rio Grande do Norte publicou no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (17/03) a convocação e nomeação, com observância da ordem de classificação, dos candidatos relacionados aprovados no concurso público da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC).
No total foram convocados 1.013 aprovados, sendo 1000 professores e 13 especialistas em educação para apoio pedagógico.

A GOVERNADORA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, no uso da atribuição que lhe confere o art. 64, inciso XIX, da Constituição Federal,
Considerando as decisões judiciais prolatadas nos autos das Ações Civis Públicas nº 001.08.026076-5 – 4ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Natal, 001.08.014918-0 – 1ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Natal e 00696-2009-001-21-00-2 – 1ª Vara do Trabalho de Natal da 21ª Região;
Considerando que o art. 22, parágrafo único, IV, da Lei Complementar Federal n.º 101, de 4 de maio de 2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal),
R E S O L V E convocar e nomear, com observância da ordem de classificação, os candidatos relacionados nos Anexos III e IV, aprovados em concurso público realizado com fundamento no Edital n.º 001/2011-SEARH/SEEC, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) n.º 12.564 de 15 de outubro de 2011, para ocuparem os cargos de provimento efetivo de Professores e Especialistas da Educação, do Quadro Geral de Pessoal do Estado - Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC), nos termos do art.9 da Lei Complementar Estadual n.º 322, de 11 de janeiro de 2006, os quais deverão observar os locais de inspeção médica – Anexo I - e entrega dos documentos – Anexo II, como estabelecido no item 10.4 do Edital de abertura e § 3º, do artigo 13 do RJU.
Palácio de Despachos de Lagoa Nova, em Natal, 16 de março de 2012, 191º da Independência e 124º da República.
ROSALBA CIARLINI
Antônio Alber da Nóbrega
Betânia Leite Ramalho

ANEXO I
EXAMES NECESSÁRIOS
Validade de 90 dias
Hemograma
Glicemia em Jejum
Sumário de Urina com Sedimentoscopia
Parasitológico de Fezes
Eletrocardiograma com parecer do Médico Cardiologista
Raio X do Tórax em PA e Perfil (com laudo do Radiologista)
Candidatas gestantes: Laudo de Ginecologista Assistente, por estarem isentas dos exames de radiologia
Validade de 30 dias
Atestado de Sanidade Mental com validade de 30 dias (validade de 30 dias)
Validade de 12 meses
Dosagem de PSA, para candidatos do sexo masculino, com idade igual ou superior a 45 anos, com validade de 12 meses
Citologia Oncótica, para candidatos do sexo feminino, com validade de 12 meses
Mamografia, para candidatos do sexo feminino, com idade igual ou superior a 45 anos
Obs.: A Comissão Permanente de Inspeção Médica Oficial poderá solicitar dos candidatos outros exames, bem como Pareceres que julgar necessários.

LOCAIS PARA INSPEÇÃO MÉDICA ADMINISSIONAL
Pólos I e II - Natal
Auditório da Secretaria Estadual da Educação e da Cultura - SEEC, Centro Administrativo do Estado - BR 101, Km 0, Lagoa Nova - CEP: 59064-901 - Natal/RN

Pólo III - Caicó
Dias: 03 de abril de 2012
Horário: 09 às 17:00 horas
Centro Regional Integrado - CRI, vizinho a Unidade Regional de Saúde Pública – URSAP – 4ª Regional , Avenida Rio Branco, s/n, Bairro Paraíba, Caicó/RN

Pólo IV - Mossoró
Dias: 03 de abril de 2012
Horário: 09 às 17:00 horas
Unidade Regional de Saúde Pública – URSAP
Rua Dr. João Marcelino, s/n. Nova Betânia, Mossoró/RN, fone: (84) 3315-3506

Pólo V - Pau dos Ferros
Dias: 04 de abril de 2012
Horário: 09 às 17:00 horas
Unidade Regional de Saúde Pública – URSAP
BR 405, Km 03, 1997, Bairro Arizona, Pau dos Ferros/RN

Obs.: Os candidatos que não se submeterem à inspeção médica oficial nas datas disponibilizadas para os Pólos III, IV e V, poderão ser examinados em Natal, na sede da Comissão Permanente de Inspeção Médica Oficial (Pólo I).

ANEXO II
Documentação exigida:
1.1. Diploma de conclusão de curso com habilitação para o cargo
1.2. Documento de identificação
a) Atestado de saúde ocupacional (ASO), habilitando o candidato para o exercício do cargo, expedido por junta médica oficial;
b) Cópia da Cédula de Identidade
c) Comprovante de residência
d) Cópia do Título de Eleitor e Comprovação de Quitação Eleitoral
e) Cópia do Cadastro de Pessoa Física – CPF
f) Cópia do PIS ou PASEP
g) Cópia da Certidão de Reservista (sexo masculino)
h) Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento
i) Cópia da CTPS – Carteira de Trabalho e Previdência Social (página com foto – frente e verso e contrato de trabalho)
j) Número da Conta bancária e Agência em nome do Titular do Contrato (conta no Banco do Brasil)
k) Certidão negativa de antecedentes criminais expedidas pelas Justiças estadual e federal, assim como pela Polícia Civil da localidade em que o candidato possuir residência nos últimos 5 (cinco) anos

Pólo I - Natal
Horário: 09 às 17:00 horas
COAPRH – Coordenadoria de Administração de Pessoal e de Recursos Humanos
Secretaria Estadual da Educação e da Cultura – SEEC
Centro Administrativo do Estado - BR 101, Km 0, Lagoa Nova - CEP: 59064-901 - Natal/RN, fone (84)3232-1335/1338, FAX (84)3232-1335

Pólo II - Nova Cruz
Horário: 09 às 17:00 horas
3ª DIRED
Rua Pedro Maurício Tavares, s/n, São Sebastião, Nova Cruz/RN, CEP 59.215-000, fone (84)3281-5904/5900

Pólo III - Caicó
Horário: 09 às 17:00 horas
10ª DIRED
Rua Mons. Severiano, 150 - Penedo, Caicó/RN, CEP: 59.300-000, fone: (84)3421 6046 FAX: 3421 6060

Pólo IV - Mossoró
Horário: 09 às 17:00 horas
12ª DIRED
Rua Cunha da Mota, 10, Centro, Mossoró/RN, CEP: 59.600-000, fone: 3315 5668 FAX: 3314 4587

Pólo V - Pau dos Ferros
Horário: 09 às 17:00 horas
15ª DIRED
Rua Canadá nº 153 – Conj. Nações Unidas, Pau dos Ferros/RN, CEP: 59.900-000, fone: 3351 2125 FAX: 3351 213

Obs.: Os candidatos que não entregarem os documentos nas DIRED´s, poderão fazê-lo na Coordenadoria de Administração de Pessoal e Recursos Humanos – COAPRH, da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura - SEEC – Natal – Centro Administrativo, Bloco II, 1° andar, BR 101, Lagoa Nova, Natal/RN.

ANEXO III

Clique aqui (Diário Oficial do Estado do RN) e veja a lista dos convocados:

O 4shared também já dispõe a lista dos convocados.

Parabéns a todos, sejam bem-vindos. Vistam a camisa da Educação e abracem com amor a profissão mais bela que existe! 
Boa sorte!

17 março 2012

DOE/RN publica hoje a nomeação de 1.013 aprovados no concurso da SEEC

 
O Diário Oficial do Estado (DOE) publicará neste sábado (17) a convocação e a nomeação de 1.013 professores aprovados no Concurso Público de Provas e Títulos da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC). Serão convocados mil professores e treze especialistas em educação para apoio pedagógico.
Nesta sexta-feira (16), o DOE republica e homologa o resultado final do concurso por classificação, polo, cargo, inscrição, local e situação (classificado dentro do número de vagas previstas no edital e aprovados fora do número de vagas).
São requisitos para a nomeação, a apresentação dos documentos relacionados a seguir (Original e Cópia autenticada), que devem ser entregues nas Diretorias Regionais de Educação (Dired's) ou na própria SEEC.
  • Prova de conclusão de curso de habilitação para o cargo, mediante a apresentação do respectivo Diploma, ou de documento oficial da instituição de ensino superior que ateste a conclusão do curso pelo candidato, acompanhado de protocolo de requerimento de expedição do Diploma e Histórico Escolar.
  • Título de eleitor e certidão de quitação eleitoral.
  • Certificado de reservista, para os candidatos do sexo masculino.
  • Certidão negativa de antecedentes criminais expedidas pelas Justiças estadual e federal, assim como pela Polícia Civil da localidade em que o candidato possuir residência nos últimos 5 anos.
  • Atestado de saúde ocupacional (ASO), habilitando o candidato para o exercício do cargo, expedido por junta médica oficial.
  • Inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas do Ministério da Fazenda (CPF) .
  • Documento de identidade expedido por órgão oficial.
  • Outros documentos que forem exigidos na portaria de nomeação.
Fonte: www.rn.gov.br

15 março 2012

Primeira reunião de Pais e Mestres do ano letivo de 2012 foi um sucesso

No dia 29/02, nossa Escola realizou seu primeiro encontro entre Pais e/ou responsáveis e Mestres, que contou com a presença em massa dos mesmos, que teve como objetivo de favorecer momentos de integração entre os pais, professores e funcionários em geral e discutir coletivamente as ações pedagógicas conjuntas com os pais, a fim de sanar as dificuldades dos alunos com defasagem na aprendizagem, entre outros assuntos.
Na abertura da reunião a diretora deu boas vindas a todos os presentes, através de uma oração e logo após a prof. Rafaela Medeiros fez a dinâmica do pirulito (Auxílio Mútuo), tendo como objetivo refletir sobre a importância do próximo em nossa vida e para complementar, foi lido o texto “As colheres do cabo comprido”, oportunizando aos presentes refletir sobre situações de egoísmo, criatividade e espírito de equipe.
Após isso foram discutidos temas como o fardamento escolar, o Regimento Interno, o uso do celular na Escola, o calendário escolar para 2012, a nova composição do Conselho Escolar, a parceria da Escola com outras instituições, além de alguns projetos a serem realizados na Escola durante o ano letivo de 2012, como: Projeto Vídeo na Escola; COM-VIDAS; Família na Escola; Escoteiros na Escola; Sala de Leitura; Escola limpa e outros projetos culturais a serem desenvolvidos.
A professora Rosilene coordenou a dinâmica “Construindo Nossa Escola”, o que oportunizou aos participantes participarem e refletirem sobre a maneira de construir a Escola, culminando com a leitura do texto
A gestora esclareceu o significado do Programa Mais Educação, inclusive expondo suas preocupações pela falta de infraestrutura do estabelecimento. Falou ainda do PDE Interativo, convidando ainda todos os segmentos para sentar e traçar (numa data a combinar) um perfil/diagnóstico da Escola, com vistas a construção do Plano de Metas da Escola e do Estado, bem como uma forma de permitir a própria instituição, e, ao MEC conhecer os pontos positivos e os pontos negativos da mesma.
Por fim, foi lido o texto GIRASSOIS E MIOSÓTIS, acompanhado de uma reflexão sobre o mesmo e o relacionamento entre pais e filhos.  A seguir foram sorteados brindes doados pelos professores entre os presentes. Como encerramento, após a visita a sala de leitura, foi servido um lanche aos que se fizeram presentes.